A Câmara iniciou, oficialmente, a 56ª Legislatura. Num dia histórico para o país, com o plenário lotado, os deputados fizeram o juramento de servir a população brasileira. Dos 513 deputados, 244 são novatos. Isso representa 47,6% de renovação, coisa que há 30 anos não acontecia na Câmara. O PSD elegeu 14 novos parlamentares e reelegeu outros 20.
Os parlamentares vieram acompanhados de seus familiares, com expectativa de realizar um mandato com muito comprometimento.
“Quero um mandato com muita ética, por um país com menos corrupção. Que possamos fazer a economia gerar emprego, gerar renda, mais respeito à família, respeito ao trabalhador. Nosso caminho tem que ser de crescimento e de progresso”, disse o deputado Joaquim Passarinho (PA).
O deputado Sandro Alex (PR) tomou posse e vai se licenciar para assumir o cargo de secretário de Infraestrutura do governo do estado. “O PSD é forte no Paraná, conseguimos eleger quatro deputados federais e o governador do estado. Temos muito orgulho disso. Sei que faremos um excelente trabalho à frente da Secretaria”, disse o deputado.
O deputado Francisco Junior (GO) disse que foi eleito para fazer as mudanças que o Brasil precisa. “Quero um mandato participativo. Essa é a minha disposição e é dessa forma que vamos trabalhar”.
“Vou trabalhar por quem mais precisa, os mais necessitados. Acabar com a corrupção e fazer com que o Brasil possa gerar mais empregos, essa é a minha meta aqui na Câmara”, disse o Cezinha de Madureira (SP).
Charles Fernandes (BA), defensor dos municípios, disse que vai honrar cada voto que recebeu. “Vamos levar recursos para o nosso estado e para a região de Guanambi”.
“O mandato que eu quero é um mandato que as pessoas tenham orgulho dos seus deputados, que o cidadão se sinta representado, ouvido. Vamos trabalhar para isso”, disse Fábio Faria, reeleito pela população do Rio Grande do Norte.
Domingos Neto (CE), ex-líder do PSD na Câmara, ressaltou que haverá muito trabalho nessa legislatura. “A Câmara será palco de grandes debates importantes para a população. Reformas como a da previdência e a tributária são essenciais. É preciso que o parlamento se reaproxime da população e que trabalhemos para melhorar a saúde e a educação”.
Deputado Alexandre Serfiotis, do Rio de Janeiro, espera que nesse mandato as pessoas tenham acesso à educação e saúde de qualidade. Médico de formação, Serfiotis diz que quer um país sem corrupção
Marx Beltrão, de Alagoas, quer um mandato sem corrupção “que cada deputado faça a sua obrigação que é trabalhar pelo povo brasileiro, com ética e comprometimento”.
Sidney Leite disse que trabalha por um país plural e democrático.
Deputado Antônio Brito, da Bahia, reassumiu o compromisso de trabalhar pela saúde e pelas Santas Casas. Ele foi o relator da medida que socorre essas instituições que já são responsáveis por 70% dos atendimentos do SUS. “Reafirmo meu compromisso com o povo da Bahia e do Brasil pela defesa de uma saúde pública de qualidade”.
Flordelis foi a deputada federal mais bem votada do estado do Rio de Janeiro. Ela representa as mulheres na bancada do PSD. É pastora e cantora gospel, ela é conhecida por defender os direitos das crianças e adolescentes.
O deputado recém eleito Darci de Matos é de Joinville, do Paraná. Disse em entrevista que está muito feliz de fazer parte da renovação da Câmara e que é favorável às reformas da previdência e a tributária, e vai trabalhar para combater a corrupção.
O deputado reeleito José Nunes (BA) trouxe a família para acompanhá-lo na posse. O deputado vai para o terceiro mandato e é conhecido por combater os efeitos da seca no estado.
“Vou para meu segundo mandato de deputado e pretendo continuar exercendo minha função com transparência e respeito, por um país mais seguro, com acesso à saúde e educação de qualidade”, disse Misael Varela (MG).
De Sergipe o deputado reeleito Fábio Mitidieri é defensor do esporte e das pautas relativas à saúde. Ele iniciou sua vida pública como vereador em Aracajú, foi secretário de Esporte do município de Aracajú e mais tarde assumiu como secretário estadual do Trabalho.
Haroldo Cathedral vai representar os cidadãos de Roraima. Nascido em Itabira (MG), o agora deputado federal é também empresário, engenheiro da computação, administrador de empresas e doutor em ciências sociais.
Deputado federal reeleito Delegado Éder Mauro, do Pará, trabalha em defesa dos cidadãos, por mais segurança para a sociedade brasileira e contra a corrupção.
Expedito Neto, de Rondônia, vai para o segundo mandato. Na Câmara, foi titular da Comissão de Minas e Energia, da comissão especial que discute a unificação das policias civis e militar e da que trata das alterações do Código de Trânsito Nacional. Defende também temas ligados ao setor de minas e energia.
O recém-eleito deputado federal por São Paulo, Marco Bertaiolli, estava com a família no plenário da Câmara. Ele é administrador de empresas e pós-graduado em gestão pública. Foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos consecutivos.
Deputado federal eleito, Sargento Fahur, do Paraná, quer mais segurança nas ruas, “menos direitos aos bandidos e mais direitos aos cidadãos”, nas palavras dele.
Deputado reeleito Julio César é do Piauí, presidente da bancada do Nordeste na Câmara, grande conhecedor de economia e envolvido com pautas relacionadas à orçamento.
O deputado reeleito André de Paula, de Pernambuco, com a família. Ele foi o Quarto Secretário da Mesa Diretora da Câmara, em 2018, e hoje é o atual líder da bancada do PSD na Câmara.
Deputado Otto, da Bahia, chega à Câmara Federal com a experiência de ter sido presidente da Agência de Fomento da Bahia e diretor do Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) do estado.
Stefano Aguiar, de Minas, faz juramento no plenário da Câmara. Ele vai exercer o terceiro mandato de deputado federal. Atua nas questões de meio ambiente e de defesa nacional.
Deputado Federal Vermelho, do Paraná, é advogado e novato na Câmara Federal. Já foi prefeito de Salto do Lontra (PR) e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná.
O deputado federal Hugo Leal, do Rio de Janeiro, foi reeleito e na Câmara trabalha com temas relacionados a transporte e rodovias. É autor da Lei Seca que ano passado completou dez anos de existência.
Do Rio Grande do Sul a bancada vai contar com o trabalho de Danrlei de Deus. Ex-jogador do Grêmio, Atlético-MG e da seleção brasileira, o parlamentar vai para o terceiro mandato. Foi titular na Comissão do Esporte e autor de projetos como o que propõe identificação biométrica em estádios de futebol e curso preparatório para técnicos de futebol.
Júnior Ferrari, do Pará, é novo na Casa e tem experiência como deputado estadual por dois mandatos.
O recém eleito deputado federal Ney Leprevost esteve com sua família na posse. No plenário, ele disse que vai honrar cada voto que recebeu. Vai se licenciar e assumir a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do governo do Paraná.
Ricardo Guidi, de Santa Catarina, é deputado federal com experiência como deputado estadual por dois mandatos.
Manu Nunes