Projeto que amplia categorias prioritárias na vacinação contempla emenda do PSD

Deputado Sidney Leite. Foto: Cláudio Araújo

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei 1011/21 que estabelece prioridade para 16 grupos de trabalhadores no plano de vacinação contra a Covid-19. Uma das emendas acatadas foi de autoria do deputado Sidney Leite (AM), que pede a inclusão de todos os profissionais do Transporte Aquaviário que trabalham com transporte de cargas e de passageiros.

Deputado Hugo Leal. Foto: Cláudio Araújo

O deputado Hugo Leal (RJ) orientou o voto da bancada e comemorou a inclusão de emendas ao texto. “O nosso desejo é que todas as pessoas possam se vacinar, mas com as dificuldades na aquisição das vacinas, nós temos que estabelecer prioridades. Agradeço a relatora que incluiu os trabalhadores aquaviários, portuários e aeroportuários. São profissionais que atuam bastante na região amazônica e são fundamentais para o transporte de passageiros e de cargas.”

Deputado Diego Andrade. Foto: Cláudio Araújo.

O deputado Diego Andrade (MG) articulou a inclusão dos metroviários. “Agradeço a relatora por ter acatado uma emenda nossa. Isso é muito importante para proteger os profissionais eu estão na linha de frente neste momento de pandemia.”

O texto-base prevê prioridade para os caminhoneiros autônomos e motoristas de transporte rodoviário de cargas; os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroviário de passageiros; as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar; e os agentes de segurança pública e privada, desde que estejam comprovadamente em atividade externa.

O texto atribui prioridade também a grupos que estão, de certa forma, contemplados na prioridade do plano de imunização que divide a população prioritária em 27 categorias.

Nesse caso se incluem os profissionais de saúde e funcionários que trabalham em ambiente hospitalar; as pessoas com deficiência; as pessoas idosas; e os indígenas.

Com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *