Bancada do PSD homenageia centenário de emancipação política de Guanambi

Deputado Charles Fernandes solicitou a sessão solene para homenagear o município baiano; (Foto: Cláudio Araújo)

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (7), uma bonita homenagem aos 100 anos de emancipação política do município de Guanambi (BA). A sessão solene foi requerida pelo deputado e ex-prefeito da cidade, Charles Fernandes (BA).

“Sou um guanambiense legítimo e tenho muito orgulho dessa importante celebração em homenagem ao centenário da nossa querida cidade. Guanambi é rota de ventos fortes e constantes, isso é motivo de muito orgulho para todos nós baianos. Temos um povo aguerrido e fraterno, uma cidade acolhedora. Parabenizo todos os moradores e registro meu reconhecimento ao brilhante trabalho do prefeito Jairo Silveira Magalhães”, discursou o deputado Charles Fernandes.

O Líder do PSD, deputado André de Paula (PE), também registrou sua homenagem. “Guanambi é um dos municípios que mais se desenvolve na Bahia. Na nossa bancada, nós temos alguém que se mistura com a história política da cidade, que é o nosso companheiro e amigo Charles Fernandes. Sou testemunha do empenho junto ao presidente da Casa para encaixar, no meio da pauta de votações, essa homenagem oportuna. Parabéns!”, disse.

Líder do PSD na Câmara, deputado André de Paula; (Foto: Cláudio Araújo)

O também ex-líder da bancada, deputado Domingos Neto (CE), prestigiou a solenidade. “Fiz questão de vir aqui porque sou do interior do Ceará e sei o quanto é difícil trazer representantes do interior para Brasília. Charles Fernandes fez com que os desafios do município passassem a ser ouvidos pelas autoridades do poder de resolver”, reforçou.

Domingos Neto rende homenagens ao deputado e a Guanambi; (Foto: Cláudio Araújo)

Durante as homenagens, o deputado Sidney Leite (AM) reforçou o vínculo da região com os povos indígenas, uma das bandeiras que o parlamentar vem defendendo no Congresso. “Eu, que sou do Amazonas, venho aqui prestar essa justa homenagem a Guanambi, uma cidade que tem o nome de origem indígena que abrigou uma das etnias, a Sateré Mawé, que dominou a cultura do guaraná. Parabenizo o município por ter filhos ilustres como Charles Fernandes, que é municipalista e acredita na capacidade do seu povo”, disse.

Sidney Leite, companheiro de partido, em discurso no Plenário; (Foto: Cláudio Araújo)

Também da Bahia, o deputado José Nunes homenageou a cidade. “Na última vez que estive em Guanambi fiquei muito entusiasmado em ver que que tem grande vocação para o crescimento e desenvolvimento. Isso é em função da pujança, não só da cidade, como da vontade política de todos que fazem crescer o município. Fico feliz em participar das comemorações deste centenário junto com todos vocês.”

Deputado conterrâneo José Nunes homenageou Guanambi na Câmara; (Foto: Cláudio Araújo)

O deputado Vermelho (PR) também fez questão de homenagear o município. “Tivemos uma pauta de votações que foi até a madrugada de hoje, mas fiz questão de vir aqui hoje homenagear a cidade de Guanambi, na pessoa do amigo Charles, para fazer justiça de tudo que o você semeou dentro da Câmara para a construção de uma Bahia e um Brasil melhor. Que Deus abençoe a querida cidade de Guanambi”, comemorou.

Vermelho (PR) também subiu à tribuna para enaltecer o desenvolvimento do município; (Foto: Cláudio Araújo)

Deputado Júnior Ferrari (PA) também prestou homenagem à cidade e ao amigo de bancada. “Parabenizo a iniciativa da sessão solene que agora tem na história um representante que fala com amor e anda 800 quilômetros de carro para vir até Brasília representar o seu povo. Eu também sou caboclo do interior do Pará e sei muito bem da força do interior em nosso Brasil. Viva Guanambi!”

Júnior Ferrari marcou presença na sessão solene em homenagem a Guanambi; (Foto: Cláudio Araújo)

Emancipação Política

Localizada a 796 km da capital do estado da Bahia, Guanambi liga-se a Salvador pelas BR-030 e BR-324, bem como pela BA- 262. Atualmente, Guanambi é cidade referência para mais de 50 municípios das microrregiões da Serra Geral, Médio São Francisco, Oeste e Sudoeste da Bahia e o mais o extremo norte de Minas Gerias.

Em meados de 1880 foi criado o Distrito de Paz de Bela Flor pertencente ao município de Palmas de Monte Alto. No ano de 1919 foi desmembrado, porém a real instalação do novo município só se deu em 1 de janeiro de 1920, quando Balbino Gabriel de Araújo Cajaíba tomou posse como o primeiro intendente.

Diane Lourenço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *