Paulo Litro e Diego Coronel dirigem a Comissão de Turismo da Câmara em 2024

Deputados Marcos Aurélio Sampaio (PSD-PI), Antonio Brito (PSD-BA), Paulo Litro (PSD-PR) e Diego Coronel (PSD-BA). Foto: Cláudio Araújo

O deputado Paulo Litro (PR) foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13). O 1º vice-presidente eleito é o deputado Diego Coronel (BA). Também compõe a Mesa o deputado Marcos Aurélio Sampaio (PI), que foi eleito o 2º vice-presidente.

A eleição foi acompanhada pela bancada do PSD. O líder Antonio Brito (BA) destacou a necessidade de fortalecer as comissões da Câmara na discussão dos projetos relevantes. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também marcou presença.

Potencial econômico

Ao tomar posse, Paulo Litro destacou que o setor de turismo movimenta 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas e tem potencial de crescimento.

“Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou.

O parlamentar disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado durante a pandemia para socorrer os setores de turismo e eventos. “O setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de ampliar os benefícios para esse setor.”

Ele também lembrou o papel relevante que o setor de turismo tem no primeiro emprego de muitos jovens. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.

O que faz a comissão
Entre outros temas, a Comissão de Turismo debate e vota propostas relacionadas a política e sistema nacional de turismo; exploração das atividades e dos serviços turísticos; e parcerias entre entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *