Parlamentares conhecem detalhes de programa que leva internet para comunidades e escolas

A bancada do PSD recebeu, na tarde desta terça-feira (20), o presidente da Telebrás Waldemar Gonçalves. Na reunião, o gestor apresentou as funcionalidades do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), que foi colocado em órbita em 2017 pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab.

Deputados do PSD se reúnem com presidente da Telebrás;

Atualmente, o SGDC é usado prioritariamente para o atendimento de escolas, unidades de saúde, postos de fronteiras, associações e cooperativas por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

São 9.200 pontos de internet atendidos pelo programa. Desses, 7.500 (81%) são escolas. Um total de 2,2 milhões de alunos são atendidos em todo o Brasil. “Quando o programa chega na escola, percebemos a diferença que faz na educação das crianças. E a missão é justamente esta: reduzir as desigualdades por meio da inclusão digital”, explica Gonçalves.

Na ocasião, os parlamentares se mostraram interessados em trabalhar para colaborar com a ampliação dos pontos atendidos pelo programa, por meio do Conecta Brasil. Essa preocupação é ainda maior em estados do Norte.

“Eu sou da Amazônia, o deputado Joaquim Passarinho é do Pará. São estados em que uma grande parte da população não tem internet, principalmente nas escolas. Precisamos conectar essa necessidade da população com o programa”, avalia Sidney Leite (AM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *