Fábio Faria diz que leilão do 5G e Wi-Fi Brasil conectarão 100% da população até 2028

O ministro das Comunicações e deputado federal licenciado do PSD, Fábio Faria, afirmou, nesta quarta-feira (12), que 100% das localidades brasileiras estarão conectadas à internet até 2028, por meio do leilão do 5G e do programa Wi-Fi Brasil. Ele compareceu à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados para expor o plano da pasta para este ano.

O edital do 5G está sendo analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e depois retorna para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para publicação. O ministro prevê que todas as capitais terão internet 5G “pura” até julho de 2022, e a cobertura irá aumentando gradativamente até 2028.

O 5G “puro”, chamado tecnicamente de 5G standalone, é a rede que vai permitir uma comunicação muito mais rápida entre dispositivos.

Faria defendeu o padrão standalone, estabelecido no edital, que, segundo ele, permitirá a chamada internet das coisas e vai revolucionar o setor produtivo. Com o 5G, ele estima aumento de produtividade de 20% ao ano no agronegócio e o avanço da telemedicina.

“Precisamos, cada vez mais, fazer a comunicação chegar às regiões distantes do Brasil. Principalmente neste momento de pandemia, em que necessitamos de conectividade. Para melhorar nossa eficiência, estamos com o leilão do 5G que vai diminuir o nosso deserto digital”, destacou o ministro.

Bancada presente

Líder do PSD, deputado Antonio Brito (BA). Foto: Cláudio Araújo

A bancada pessedista participou da audiência pública com o ministro. O líder Antonio Brito (BA) elogiou as medidas adotadas pelo colega de partido. “O PSD parabeniza o ministro, que conta sempre com apoio da bancada”, disse.

Deputado Cezinha de Madureira (SP). Foto: Cláudio Araújo

O deputado Cezinha de Madureira (SP), que já foi presidente do colegiado na última legislatura, reforçou a eficiência do ministério.

“Em tão pouco tempo de recriação da pasta, podemos ver o resultado daquele que está disposto a trabalhar pelo País, dando avanço às ações que estavam há muitos anos paradas no órgão”, ressaltou.

Deputado Neucimar Fraga (ES). Foto: Cláudio Araújo

Segundo Neucimar Fraga (ES), Fábio Faria tem se destacado pela receptividade e agilidade no atendimento das demandas parlamentares.

“O ministro sabe que o parlamentar tem que prestar contas das suas ações à população e, por isso, tem atendido a todos os deputados e senadores. Destaco, também, o programa Wi-Fi Brasil, por meio do qual o ministro prontamente tem beneficiado localidades distantes do meu estado do Espírito Santo”, declarou.

Leilão do 5G
Fábio Faria destacou que, até 2028, toda a população brasileira conectada.
“Ou seja, 100% poderão ter acesso à internet de qualidade. Todos os municípios com mais de 600 habitantes terão acesso à rede 4G. As localidades com menos de 600 pessoas serão atendidas pelo programa Wi-Fi Brasil, que leva sinal de internet via satélite”, esclareceu Faria.

O edital também prevê a conectividade de 48 mil quilômetros de rodovias federais e a obrigação de conectar 10 milhões de pessoas nas regiões Norte e Nordeste.

Wi-Fi Brasil
O programa, criado em parceria com a Telebras, já instalou, nos últimos dois anos, 13.213 pontos de internet via satélite, banda larga, gratuita e de alta velocidade por todo o País. Segundo dados do ministério, já são mais de 8,5 milhões beneficiados com o projeto.

Fábio Faria reforçou que a expectativa é que o número ultrapasse a marca dos 18 mil pontos até o final deste ano. Do total já instalado, 80% estão em cidades das regiões Norte e Nordeste.

Diane Lourenço, com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *