Zé Haroldo: crianças com Transtorno Opositivo Desafiador precisam ter amparo do governo

Deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debateu, na terça-feira (15), ações de amparo para crianças com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). A audiência pública foi proposta pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) e abordou o Projeto de Lei 3104/23, de autoria do parlamentar, que trata da inserção do TOD na Lei Brasileira de Inclusão.

Segundo Zé Haroldo, o evento promoveu um amplo diálogo para disseminação do conhecimento, a sensibilização da sociedade e, especialmente, forneceu instrumentos para a concepção de novas políticas públicas.

“A audiência foi uma valiosa oportunidade para o compartilhamento de experiências, da identificação de lacunas no sistema de suporte e na definição de estratégias que permitam o fortalecimento de uma rede de amparo às crianças e aos jovens, diagnosticados com o Transtorno Opositivo Desafiador”, salientou.

Crianças com TOD

De acordo com a especialista em educação especial na área de deficiência mental, Luciana Brites, a estimativa atual aponta um número entre 1% a 11% de crianças em idade escolar com diagnóstico de TOD.

Outro dado relevante que foi apresentado foi a identificação de que cerca de 30% das crianças diagnosticadas com TOD também apresentam paralelamente o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), podendo ainda evoluir para um Transtorno de Conduta.

Durante o evento Zé Haroldo Cathedral defendeu a adoção de medidas para garantir que os pacientes diagnosticados com TOD e seus familiares tenham acesso a recursos adequados, suporte psicológico e orientação educacional, incluindo a expansão dos serviços de saúde mental infantil em todo o País.

“Ignorar a inclusão desse transtorno em nossas políticas de amparo é negar a realidade enfrentada por muitos indivíduos em nossa sociedade. Portanto, ao incluir o TOD em nossa legislação, estamos investindo em um futuro mais inclusivo e promissor para todos”, pontuou.

Requerimento de urgência

Ao final da audiência, Zé Haroldo informou que apresentou à Câmara um requerimento de urgência para a apreciação do Projeto de Lei 3050/20, que altera a Lei 14.254, de 30 de novembro de 2021, para conceder às pessoas com TOD o mesmo direito de acompanhamento integral dos educandos com dislexia ou com TDAH.

Participaram do evento representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de especialistas, entidades e pais de crianças com TOD.

Assessoria de Comunicação do deputado Zé Haroldo Cathedral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *