Zé Haroldo Cathedral é eleito vice-presidente das comissões do Idoso e da Pessoa com Deficiência

Deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). Foto: Cláudio Araújo

O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (RR) vai compor a Mesa de duas comissões da Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (20), ele foi eleito 1º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) e 2º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD).

Cathedral afirmou que vai atuar na proteção de direitos e na implementação de políticas públicas que garantam a assistência, a dignidade e a cidadania dos segmentos mais vulneráveis da população.

Ele destacou ainda que o envelhecimento da população é uma questão que deve receber mais atenção governamental. “É essencial compreender o envelhecimento como um direito com dimensão transversal, que afeta saúde, trabalho, previdência e assistência social, transporte, habitação, justiça, entre outras”, afirmou. Essa será uma das prioridades na atuação da Cidoso.

Já a CPD terá atuação voltada para o fortalecimento de projetos e de políticas inclusivas, no sentido de garantir o respeito integral da dignidade da pessoa com deficiência. “Precisamos atuar na defesa de agenda efetiva voltada às políticas de promoção da inclusão e igualdade de direitos.”

Essa é a segunda vez que o parlamentar faz parte da cúpula desta comissão. Em 2023, como 1º vice-presidente, ele apresentou 16 propostas que ampliam direitos para essa parcela da população: fim do prazo de validade do laudo pericial, acompanhamento integral para estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), entre outros.

Com informações da assesssoria do deputado Zé Haroldo Cathedral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *