Vacinas: Sidney Leite pede a Ministério da Saúde medidas contra governo do Amazonas

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) anunciou que pedirá ao Ministério da Saúde que tome medidas contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, porque ele não estaria respeitando as prioridades de vacinação contra a Covid-19 definidas no Plano Nacional de Imunização (PNI). O parlamentar também disse que vai pedir providências ao Ministério Público em relação a esse mesmo assunto.

“O governo do estado está retendo vacina para aplicá-la em desconexo com o PNI. O governador reteve vacina em Manaus para fazer um mutirão. Agora, vai fazer um mutirão em três municípios nas proximidades de Manaus. Enquanto há cidades vacinando pessoas com 30 anos de idade, há outros municípios que não conseguem baixar a meta de vacinação dos cidadãos com 50 anos, porque falta vacina. Isso é muito grave”, denunciou.

Sidney Leite afirma ser necessário que o governo federal tome providências para impedir o desrespeito ao Plano Nacional de Imunização no Amazonas.

Deputado Sidney Leite (AM). Foto: Cláudio Araújo

“Não temos amazonenses de primeira e segunda classe, muito menos queremos que a vacina seja instrumento para se fazer política de um governo que tem se mostrado incapaz na gestão da saúde, e que está tomado de denúncias, inclusive pela Procuradoria-Geral da República, por desvio de recursos públicos na saúde”, ressaltou.

Mortes
O deputado lembrou as mortes ocorridas por Covid-19 no Amazonas em janeiro deste ano em razão da falta de insumos básicos, como o oxigênio.

“Não temos, ainda hoje, o número necessário de leitos de UTI para atender à demanda não só de pessoas que necessitam de internação e de tratamento da Covid-19, bem como para as pessoas com outras doenças”, declarou.

Segundo Sidney Leite, atualmente, no Amazonas, na fila do sistema de regulação, há mais de 100 mil pessoas à espera para uma consulta com um especialista, para uma cirurgia ou para o diagnóstico de alguma doença.

Renata Tôrres

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *