Transposição do São Francisco será concluída em 2017

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste (PISF), que levará água para 12 milhões de habitantes, será concluído ainda em 2017. A garantia foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em reunião da comissão externa que acompanha as obras de transposição do rio, nesta terça-feira (22).

“Até o momento, cerca de 90,5% das obras estão concluídas”, disse Barbalho. A transposição beneficiará 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Deputado Rômulo Gouveia (PB) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Rômulo Gouveia (PB) – Fotos: Cláudio Araújo

Segundo o ministro, em junho deste ano, a empreiteira Mendes Junior abandonou dois contratos, alegando falta de condições técnicas e financeiras para cumprí-los. “O ministério vem atuando junto ao Tribunal de Contas da União para chegarmos a uma solução mais efetiva para substituirmos a empresa. Os demais contratos seguem sem entraves.”

O relator da comissão, deputado Rômulo Gouveia (PB), alertou que a região de Campina Grande (PB) e mais 19 municípios sofrem com a falta de abastecimento de água. “Em várias audiências naquela área, a bancada da Paraíba tem se mostrado muito vigilante diante da gravidade de um possível colapso na região, onde residem mais de um milhão de habitantes. Agora há uma perspectiva muito firme de chegada da água até abril com a conclusão das obras do eixo leste até dezembro”, disse Gouveia.

Deputado Júlio César (PI)

Deputado Júlio César (PI)

Também presente à reunião, o presidente da bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PI), destacou que a prioridade número um para a região é a transposição do São Francisco. “Foram cinco secas consecutivas e há a previsão de que continue no ano que vem. Mais de 25% dos municípios do Nordeste serão contemplados, porém, me preocupa que 26,4 metros cúbicos por segundo, determinados pela Agência Nacional de Águas, não sejam suficientes para abastecer a população.”

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *