Sob a presidência de Átila Lins, Grulac elege Laura Carneiro para Mesa Diretora

Átila Lins e Laura Carneiro (1º e 2ª da dir. p/ esq.) – Foto: Instagram Dep. Átila Lins

O Grupo de Parlamentares da América Latina e do Caribe (Grulac) – órgão da União Interparlamentar (UIP) – elegeu a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) para a Mesa Diretora do Fórum de Mulheres Parlamentares da UIP. A indicação para o cargo foi feita pelo presidente do grupo, deputado Átila Lins (PSD-AM).

‌“Na condução dos trabalhos, realizamos a eleição da nova Mesa Diretora do Grulac, assim como as eleições para preenchimento de diversos cargos internacionais na UIP. Foi muito importante, como presidente do Grulac, poder colocar o Brasil em lugar de destaque na UIP”, afirmou Lins, sobre os cargos conquistados por parlamentares brasileiros.

Realizada no domingo (22), a reunião do Grulac foi uma preparação à 147ª Assembleia da União Interparlamentar, que se iniciou nesta segunda-feira (23) e vai até sexta-feira (27), em Luanda, capital da Angola.

‌“Nessa reunião do Grulac, recebemos a visita de despedida do presidente da UIP, deputado português Duarte Pacheco, que está concluindo seu mandato de três anos no comando da UIP. O Grulac recebeu, também, a visita das candidatas à presidência da UIP, cuja eleição acontecerá no dia 27 de outubro”, explicou o parlamentar.

Mulheres parlamentares

Na segunda-feira, já eleita para a Mesa Diretora do Fórum de Mulheres Parlamentares da UIP, Laura Carneiro participou de reunião em que propôs aos países integrantes a adoção de legislações exemplares para todos os territórios.

‌A deputada citou o caso do Código de Defesa do Consumidor brasileiro. Por ser a legislação mais avançada, passou a vigorar em todos os países-membros do Parlamento Latino-americano (Parlatino).

‌“Estou muito feliz e honrada, aqui em Angola, de ter sido indicada e eleita pelo Grulac. A UIP reúne 179 países que fazem negociações de paz, de segurança, de direitos humanos. É um super trabalho que a gente vai ter daqui para a frente. E nada mais justo que lutar por maior representação de mulheres nas instituições parlamentares”, disse Laura Carneiro.

Fundada em 30 de junho de 1889, a UIP é a organização internacional dos parlamentos visando promover integração e cooperação do ramo legislativo a nível mundial. O Grulac é a agência da UIP que representa a América Latina e o Caribe.

Carlos Augusto Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *