Sidney Leite vai debater internet, telefonia e pistas de pouso na Amazônia

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou nesta quarta-feira (3), dois requerimentos de autoria do deputado Sidney Leite (AM). As proposições pretendem realizar audiência pública para debater os serviços de internet banda larga e de telefonia móvel no Amazonas (Req 15/19), e também, a realidade da certificação das pistas de pousos e decolagens no estado (Req 19/19).

Para o parlamentar, as medidas devem debater problemas do cotidiano dos amazonenses. Como é o caso o serviço de internet banda larga e de telefonia móvel no estado. “Queremos discutir junto aos órgãos e empresas responsáveis pela prestação desse serviço. Hoje, os moradores dos municípios do interior não conseguem se comunicar nem por celular, muito menos pela internet.”

Outra medida aprovada é o pedido de audiência pública para debater a realidade da certificação das pistas de pousos e decolagens na Amazônia. Segundo o deputado, a expectativa é analisar a necessidade de buscar alternativas para melhoria dos aeroportos em uma região que possui mais de um 1,5 milhão de metros quadrados e abrange três fusos horários.

Deputado Federal Sidney Leite (AM). Foto: Cláudio Araújo

“Nossa aviação regional é um serviço muito caro e que precisa melhorar a logística, tanto de infraestrutura de aeroportos, quanto de abastecimento de combustível. É inaceitável que uma passagem entre regiões próximas uma da outra, como Manaus e Tabatinga, saia mais caro que, por exemplo, um voo que sai do município de Letícia (AM), passa por Bogotá (Colômbia) e chega em Miami (EUA)”, critica o deputado.

Agora, a comissão deverá encaminhar convite para os órgãos competentes e representantes do setor para realizar o debate sobre os temas propostos.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *