Sidney Leite entra com ação no Ministério Público por ‘sepultamentos com dignidade’

Deputado federal Sidney Leite; (Foto: Cláudio Araújo)

O deputado Sidney Leite (AM) entrou com uma ação no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) cobrando que a Prefeitura de Manaus realize sepultamentos com dignidade para as pessoas vítimas da Covid-19.

Segundo o ofício é preciso que o MPE tome providências urgentes sobre os sepultamentos em valas coletivas que vem sendo realizadas nos cemitérios públicos de Manaus e cuja justificação dada pela prefeitura se dá pela ausência de espaço físico para enterros de forma individual.

“É desumano o que está sendo feito pela prefeitura nos enterros. Os corpos estão sendo lançados em valas comuns, sem um pingo de dignidade. E a prefeitura não o faz por falta de vontade e por isso é preciso que o Ministério Público tome as providências cabíveis”, enfatizou Sidney Leite.

Segundo o documento, a prefeitura dispõe de outras ferramentas cabíveis e indiscutivelmente mais adequadas para sanar a superlotação dos cemitérios neste período. Para o parlamentar é inadmissível que a prefeitura gaste mais de R$ 80 milhões por ano em publicidade, quando poderia investir esse dinheiro na compra de terrenos para construção de novos cemitérios.

São destacadas no ofício as imagens veiculadas em todo o mundo dos sepultamentos realizados de forma desumana, em valas comuns. O deputado ainda cobra na ação providencias quanto à falta do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelos profissionais dos cemitérios públicos.

De acordo com o deputado, os EPI’s estão sendo destinados apenas aos profissionais de saúde, o que coloca em risco trabalhadores de outras áreas.

Da assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *