Sidney Leite: Anatel vai apurar falhas do serviço de internet no interior do Amazonas

Com mais de 45 milhões de brasileiros sem acesso aos serviços de telecomunicação (telefonia móvel e internet) no País, a situação no interior dos estados da Região Norte é agravada pelas dificuldades logísticas e falta de investimentos na ampliação da rede de fibra óptica e antenas de transmissão.

Essa realidade, sentida por milhões de amazônidas, foi discutida em audiência pública realizada nesta quarta-feira (30), durante a qual o deputado Sidney Leite (PSD-AM) cobrou explicações e demandou diligências dos órgãos reguladores para apurar as falhas do serviço nos municípios do Amazonas.

Deputado Sidney Leite (AM). Foto: Assessoria

Durante o debate, as operadoras admitiram falhas e necessidades de mais investimentos nas regiões remotas do Norte do Brasil, mas, ao mesmo tempo, afirmam que a viabilidade desses aportes está diretamente ligada à aprovação de políticas públicas voltadas ao setor.

As principais políticas citadas pelas teles dizem respeito ao leilão do 5G e à regulamentação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que possui R$ 117 bilhões destinados ao setor.

Sem serviço
Para Sidney Leite, é inaceitável que as operadoras lucrem por um serviço que não entregam.

“A internet no País já é cara para a realidade dos brasileiros. Temos distritos na Amazônia com população considerável, com forte atividade econômica, mas sem previsão alguma de instalar uma antena para levar o sinal de internet. A estrutura atual que encontramos no interior é de torres que não atendem mais à demanda da população. Isso não afeta apenas a comunicação entre as pessoas, mas vários outros setores. Estive em uma reunião com o secretário Nacional de Saúde Indígena e uma das pautas foi a questão da internet. O modelo de educação à distância na Amazônia é proibitivo, pois não temos internet, o que inibe também o avanço da telemedicina nessas regiões mais afastadas. Não é justo que os amazônidas paguem um alto valor por algo que não funciona”, reiterou Sidney Leite.

Ministério
Segundo o secretário-substituto de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, José Afonso Cosmo Júnior, o percentual de domicílios rurais com acesso à internet no País é de apenas 55%, enquanto dos domicílios na área urbana esse acesso chega a 80%.

“Com a licitação de radiofrequência, a ideia é que qualquer aglomerado populacional acima de 600 habitantes seja atendido com tecnologia 4G”, informou o secretário.

Anatel
Questionado sobre as ações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os problemas citados, Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação do órgão, afirmou que a agência está finalizando a elaboração do selo de qualidade, com uma nova modelagem, que irá avaliar a qualidade dos serviços em locais onde há estrutura construída, mas que não atende a população. O levantamento será realizado por municípios, recorte que a agência não fazia até então.

“O que acontece muito nos municípios é que a saída de estrutura que leva o sinal não é suficiente para atender à demanda da própria cidade”, completou Pasquali, ao ressaltar que a nova modelagem do selo de qualidade para fazer a avaliação por município tem previsão de ser concluída até dezembro de 2021, com os novos mecanismos de acompanhamento e fiscalização colocados em prática já a partir do próximo ano.

Infovias
Na mesma audiência pública, o diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do Ministério das Comunicações, Marcus Vinícius Arraes, apresentou o planejamento do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que prevê a construção de nove infovias que irão interligar estados e municípios da Região Norte.

As infovias podem aproveitar estruturas de gasodutos e, até mesmo, da energia elétrica. Porém, Arraes explica que, na Amazônia, muitas vezes a única estrutura disponível está nos próprios rios.

O projeto da Infovia 1, que liga Santarém a Manaus, tem previsão de ser concluído ainda este ano sendo que as obras devem ser finalizadas até o fim do ano que vem. As demais devem ser executadas dentro das obrigações do edital do 5G, nos próximos quatro anos.

Estão previstas infovias que conectam Manaus a Barcelos e Tefé, Manacapuru a Rio Branco, Barcelos a São Gabriel da Cachoeira, Tefé a Tabatinga, Itacoatiara a Porto Velho, Tabatinga a Cruzeiro do Sul e Novo Airão a Boa Vista. O Pais deve conectar, ao todo, 60 municípios, com uma estimativa de atender 9 milhões de pessoas.

Assessoria de Imprensa do deputado Sidney Leite

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *