“Segunda sem Carne” agora é lei no Distrito Federal

A mobilização em torno da campanha mundial da “Segunda Sem Carne” ganha mais um reforço. O governo do Distrito Federal instituiu no seu calendário ­– Lei 5.027/2013 – o Dia da Segunda sem Carne, iniciativa da deputada distrital do PSD, Eliana Pedrosa. A data, que será comemorada toda primeira segunda-feira do mês de outubro, de cada ano, complementa a ação do deputado federal Ricardo Izar (SP) que alavancou no Congresso Nacional a ideia de criar o programa “Segunda sem Carne” por meio do Projeto de Lei 4624/12.

A proposta de Izar visa proibir o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras em escolas e estabelecimento alimentícios que prestam serviço em órgãos públicos e autarquias. Para ele, ações como a da deputada Eliana Pedrosa são muito bem vindas.  “Agora,  o ganho é no Distrito Federal. Em São Paulo, o governo já instituiu nos órgãos públicos o dia da “Segunda sem Carne” e está sendo uma tendência mundial. Vários países da Europa já fazem isso que não é apenas uma questão do respeito aos animais, mas também uma questão de sustentabilidade”, lembrou o deputado.

A deputada distrital Eliana Pedrosa, explicou a importância de conscientizar a população sobre adotar novos hábitos alimentares. “Hoje, vemos crianças e jovens deixando de comer legumes, verduras, frutas e outros alimentos saudáveis. A comida rápida e menos saudável acaba tomando conta do cardápio deles. Isso pode ser diferente. O objetivo dessa lei de minha autoria é alertar as pessoas dos impactos negativos do consumo exagerado de carne. Uma maneira que nós temos de mudar, é justamente mostrar a todos os cidadãos esses danos”, afirmou.

De acordo com a lei, toda primeira segunda-feira de outubro, serão realizadas palestras, debates, seminários e outros eventos que estimulem as pessoas a mudarem seus padrões de consumo.

Segunda Sem Carne

A Segunda Sem Carne é uma campanha mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, é encabeçada pelo ex-beatle Paul McCartney. A ideia é convidar as pessoas a retirarem a carne do cardápio pelo menos uma vez por semana e a partir daí, descobrir novas opções de alimentos.

Da Redação

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_ricardo_izar_e_distrital_eliana_pedrosa_segunda_sem_carne_28_02_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *