Roberto Santiago apoia reestruturação das carreiras da Polícia Federal

Membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), o deputado Roberto Santiago (PSD-SP) defende na Câmara a reestruturação das carreiras da Polícia Federal. Na reunião da CTASP realizada nesta quarta-feira (19), o deputado foi um dos parlamentares que votou a favor da realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

Santiago detalha que a audiência não será especificamente sobre a polícia federal. Ele enfatiza que a situação dos servidores públicos como um todo também deve ser debatida. “Não adianta ficar apagando incêndio aqui e acolá. Hoje, várias carreiras de estado já fecharam os acordos coletivos com o governo federal, mas ele não quis fechar com a polícia federal. Ora, se existe uma proposta concreta para outras carreiras porque que não apresentar uma também para a polícia federal?”, questiona.

O deputado chama a atenção para o Congresso Nacional. Para ele, a responsabilidade de discutir o assunto não é apenas do Poder Executivo, mas também do Legislativo. “Essa audiência pública é para alertar Câmara dos Deputados que nós temos a obrigação de votar uma legislação que estabeleça a negociação coletiva, como todos os trabalhadores brasileiros têm”,defende.

A realização da audiência pública na CTASP foi aprovada por unanimidade na Comissão de Trabalho. A data ainda será definida.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), atualmente, o quadro efetivo tem em média nove mil policiais federais entre agentes, escrivães e papiloscopistas. Cerca de sete mil policiais em todo o Brasil estão em greve desde o dia 7 de agosto.

Além da reestruturação da carreira, os policiais também reivindicam a revisão salarial adequando os vencimentos à tabela de nível superior das demais carreiras típicas de Estado. De acordo com a FENAPEF, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão afirmou que só poderia apresentar 15,8% como índice de reposição de perdas inflacionárias.  Os policiais não aceitaram e mantiveram a greve.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_roberto_santiago_audiencia_publica_sobre_reestruturacao_das_carreiras_da_policia_federal_19_09_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *