Rio+20: Moreira Mendes afirma que o evento não teve saldo positivo principalmente para os amazônidas

Deputado Moreira Mendes - PSD/RO (Foto: Leonardo Prado)

Nesta terça-feira (19), o deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. Na avaliação dele, o evento não produziu resultados positivos para o Brasil e principalmente para os amazônidas.

Segundo o parlamentar é necessário que se tenha uma preocupação com as questões ambientais, para encontrar um caminho do desenvolvimento sustentável e também conciliar produção e meio ambiente. Segundo ele, houve apenas muito discurso e pouco resultado.

“Concordo que precisamos proteger o meio ambiente, mas também pergunto o que vamos fazer com os amazônidas? A Rio + 20 está muito distante de um olhar positivo para a população que vive na Amazônia. É uma decepção perceber que só existe uma preocupação com a floresta esquecendo os brasileiros que moram na região norte, como vai viver essa população?” questionou Moreira Mendes.

Decepcionado, o deputado, disse que o documento final a ser aprovado pelos chefes de Estado, no Rio de Janeiro, vai ficar aquém do que o mundo esperava.

“É importante que os países se desenvolvam e prosperem de forma sustentável, mas percebo é que existe apenas um romantismo inconsequente ao se falar de meio ambiente, porém não podemos esquecer os produtores, que são responsáveis por fazer chegar à comida em nossas casas. Vale ressaltar que os pequenos empreendedores rurais, são os responsáveis pelo desenvolvimento do setor produtivo que responde hoje por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 36% dos empregos gerados no país”, alertou Moreira Mendes.

Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, acontece na cidade do Rio Janeiro no período de 13 a 22 de junho e foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento marca os 20 anos da Conferência Rio-92.

Luciana Andrade
Assessora de imprensa do dep. Moreira Mendes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *