Renato Queiroz anuncia que vai elaborar plano de ações sobre migração em Pacaraima

Deputado Renato Queiroz (PSD-RR) – Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O deputado Renato Queiroz (PSD-RR) comprometeu-se a elaborar um plano de ações para apresentar ao Congresso Nacional sobre o atual impacto da migração que afeta o município de Pacaraima (RR), na fronteira do Brasil com a Venezuela.

A iniciativa foi anunciada ao prefeito Juliano Torquato (Republicanos) e à comitiva de vereadores da cidade que estiveram em Brasília em busca de apoio para enfrentar as dificuldades vivenciadas na região. A reunião aconteceu na quarta-feira (27).

Antes mesmo de assumir o mandato de deputado federal oficialmente, Renato esteve em Pacaraima neste mês, quando apurou a situação em que vive a população do município fronteiriço com a Venezuela, que, segundo ele, é “de caos e abandono em decorrência do descaso das autoridades federais”.

O parlamentar constatou que a entrada no País é livre e descontrolada, sem nenhum tipo de fiscalização.

Plano de ações

Renato solicitou o apoio dos poderes Executivo e Legislativo de Pacaraima para o levantamento de informações que irão embasar seu plano de ações junto ao Congresso Nacional.

“Vamos fazer um plano de trabalho junto com o corpo político do município, para que possamos trazer algum sossego para a população”, prometeu.

Ele explicou que esse material será apresentado à Liderança do PSD e a outros integrantes do Parlamento.

Ao final da reunião, Queiroz entregou às autoridades de Pacaraima um documento com questionamento técnico para a coleta de informações necessárias.

Realidade

O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, agradeceu o convite do deputado e a sua preocupação com a realidade dos munícipes.

“Ele é um parlamentar que conhece a realidade de Pacaraima, visitou nosso município várias vezes, mesmo antes de assumir o cargo. Por tudo isso, nos sentimos honrados de tê-lo como representante direto e defendendo a causa de Pacaraima com o conhecimento que ele te em relação à crise migratória, que é o maior problema que Roraima vem enfrentando”, pontuou.

E continuou:  “Que ele possa lutar por Paracaima junto à bancada do PSD, para que possamos solucionar as dificuldades dos nossos munícipes, e que também afeta os próprios migrantes por falta de estrutura”, destacou.

Migração descontrolada

A presidente da Câmara de Vereadores, Dila Santos (Solidariedade) também acompanhou e se comprometeu a dar apoio para que a situação real de Pacaraima seja reconhecida no restante do país.

“Pacaraima é a porta de entrada para a Venezuela. Estamos sofrendo uma migração descontrolada. Acredito que com a reunião de hoje poderemos tomar um novo rumo”, previu.

Também participaram da reunião os vereadores Arlindo do Táxi (Republicanos), Francisco Melo (Republicanos), Irmão Grande (PSDB), Júnior da Téia (PRTB), Rodvan Alves (Solidariedade) e Teco Paixão (Republicanos).

Abandono

Após a reunião com a comitiva, o deputado Renato Queiroz foi à tribuna da Câmara dos Deputados. Em pronunciamento, ele falou do sentimento de abandono, dos problemas já conhecidos na fronteira do Brasil com a Venezuela.

“Não é um problema de Roraima e de Pacaraima, é um problema do País, que está sendo muito mal administrado por nossas autoridades federais. O povo de Pacaraima hoje sofre de um abandono institucional estruturado. Temos problemas na educação, temos problemas na questão social, temos problemas ligados à segurança e tudo isso jogado nas costas do prefeito e dos vereadores, e a população sofrendo os desgastes dessa situação”.

Assessoria de Comunicação do deputado Renato Queiroz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *