Deputado é autor de projeto que permite doar merenda escolar para famílias carentes

Deputado Raimundo Santos (PA). Foto: Cláudio Araújo

O Projeto de Lei 1762/23, de autoria do deputado Raimundo Santos (PA), autoriza a destinação do excedente da merenda escolar para as famílias dos estudantes das escolas públicas de educação básica durante o ano letivo. Essa autorização será acrescentada à Lei 11.947/09, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Pela proposta, deverá ser adotada a logística local mais rápida, além de medidas de higiene que evitem o risco de contaminação dos alimentos. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Sobra merenda

Raimundo Santos disse que, atualmente, sobra merenda nas escolas da rede pública. Essa comida já preparada não será consumida e perderá a validade.

“Geralmente, um grande volume de alimentos comestíveis é perdido ou desperdiçado todos os dias”, lamentou.

Santos quer sensibilizar os gestores e a comunidade escolar para o problema do desperdício. Uma das alternativas para evitar essa perda seria “destinar o alimento excedente da merenda escolar às famílias dos alunos em situação de vulnerabilidade social”.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *