PSD reforça apoio à indústria contra vetos presidenciais

Deputados Eduardos Sciarra (PR) e Guilherme Campos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Em café da manhã promovido pelo deputado Guilherme Campos (SP), ex-líder do PSD, nesta quarta-feira (14), na Câmara, representantes da indústria brasileira afinaram o discurso sobre os vetos da presidente Dilma Rousseff à prorrogação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) e à extinção do adicional de 10% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dispensa sem justa causa.

Guilherme Campos voltou a afirmar que a reconstituição do fundo já exerceu seu papel e não tem porque ser mantida. “A nossa bancada, sob a condução do líder, Eduardo Sciarra, votou unanimemente pela extinção do FGTS, é favorável à prorrogação do Reintegra e é dessa forma que vamos nos comportar em relação aos vetos”, afirmou.

Sciarra (PR) reiterou a necessidade de reduzir a carga tributária para aumentar a competitividade das indústrias nacionais. “É inegociável manter um imposto que já foi extinto. Nosso partido está fechado com relação a essa questão”, enfatizou.

Márcio Ribaldo, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), destacou que a produção industrial no Brasil custa 38% mais que em países como a Alemanha e os Estados Unidos. “Se não tirarmos o que era provisório da situação definitiva, como no caso dos 10% do FGTS, cada vez mais a empresa será onerada. Consequentemente, esse ônus continuará sendo transmitido aos custos e, obviamente, perderemos competitividade”, pontuou.

Sobre o veto à prorrogação do Reintegra (percentual de 3% que a empresa recebe de volta da União pelo valor exportado), Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), disse que o regime tem papel importantíssimo como agente de competitividade. “Precisamos derrubar esse veto porque comércio exterior não se faz em curto prazo. Normalmente, o plano considera vários anos e 2014 é um prazo muito curto. Ter o Reintegra até dezembro deste ano é o mesmo que não ter”, argumentou.

Os deputados do PSD Júlio César (PI), Dr. Paulo César (RJ), Eliene Lima (MT), Arolde de Oliveira (RJ), Moreira Mendes (RO), Walter Ihoshi (SP), Geraldo Thadeu (MG) e César Halum (TO) também participaram do evento.

Emmanuelle Lamounier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *