Projeto “Segunda sem carne” promove alimentação saudável

Deputado Ricardo Izar (PSD-SP) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Ricardo Izar (SP) apresentou o Projeto de Lei 4624/12, que cria o programa “Segunda sem carne”.  A medida proíbe o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras em escolas e estabelecimento alimentícios que prestam serviço em órgãos públicos e autarquias.

Segundo Izar, o objetivo é promover uma campanha educativa, organizada pelo Poder Executivo, para esclarecer os benefícios da alimentação com menor quantidade de carne vermelha.

“Pesquisas médicas a respeito do consumo de carne excessivo no mundo tem associado o hábito à doenças crônicas como obesidade, enfermidades cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer”, explicou o parlamentar.

O deputado argumenta que os índices de consumo de carne vermelha no Brasil excedem as recomendações do Guia Alimentar da População, organizado pelo Ministério da Saúde, de maneira alarmante.

Izar informou que, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizado pelo IBGE em 2008, cada cidadão brasileiro consume cerca de 150 gramas de carne por dia. O parlamentar ressalta ainda que as pessoas que não consomem carne têm redução de 14% a 35% nos níveis de colesterol e a mortalidade por essas doenças é de 20% a 24% menor.

“O consumo crescente de carnes é uma realidade no Brasil e, nas últimas décadas, o consumo de carnes aumentou 50%”, destacou.  Com uma maior observância a dieta alimentar por parte das políticas estatais, a vida e a saúde de muitos brasileiros poderiam ser poupadas”.

A proposta tramita em caráter conclusivo, aguardando votação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Da Redação

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_ricardo_izar_projeto_seguda_sem_carne_promove_alimentacao_saudavel_07_02_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *