Projeto de Laura Carneiro obriga mamógrafo em cidades com 180 mil habitantes

Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados vai analisar projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) que obriga o governo federal a equipar municípios com mais de 180 mil habitantes com pelo menos um mamógrafo. O aparelho é fundamental para a detecção precoce de câncer de mama.

O Projeto de Lei 5821/23 terá como relatora a deputada Delegada Katarina (PSD-SE). Além de tornar o mamógrafo obrigatório, a projeto também determina que gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem adotar medidas para ampliar o número de unidades que oferecem mamografia.

Laura Carneiro lembra que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade de mulheres, mas ressalta que o diagnóstico precoce tem relação direta com a cura.

“O Brasil tem dimensões continentais e precisa avançar na disseminação do exame de mamografia. Para cumprir seu papel, é essencial que esse exame esteja disponível para mulheres em diversas regiões do País, independentemente de classe social, etnia ou atividade profissional”, diz a autora.

O projeto também deverá ser analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Carlos Augusto Xavier, com informações da Agência Câmara de Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *