Projeto aprovado propõe a criação de política para o desenvolvimento do ecoturismo

Deputado Irajá Abreu (PSD-TO) - Foto: Heleno Rezende

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (05), o Projeto de Lei 868/11, relatado pelo deputado Irajá Abreu (PSD-TO) que propõe a criação de uma política para o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável.

O texto estabele diretrizes, dispõe sobre a sinalização de áreas protegidas e institui o Dia do Ecoturismo.

“No meu entendimento”, disse Irajá Abreu em seu relatório, “é importante a atividade para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, isto sem falar na necessidade de conciliar o crescimento do turismo com a conservação dos nossos recursos e ambientes naturais”.

O Governo publicou recentemente um importante estudo sobre o turismo no País, denominado Turismo no Brasil 2011-2014, onde faz um amplo diagnóstico do setor, são apresentados cenários e projeções e feitas proposições.

Historicamente, o crescimento da chegada de turistas internacionais tem superado o crescimento da economia. Entre 1975 e 2000, o turismo teve um crescimento médio de 4,6% ao ano, enquanto o crescimento econômico mundial médio, medido pelo PIB, foi de 3,5% ao ano.

Atualmente, o mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e 6% das exportações mundiais totais. Como categoria de exportação, o turismo se situa em 4º lugar, depois apenas dos combustíveis, produtos químicos e automóveis. Apesar da previsão de que a receita do turismo internacional no mundo tenha sido 6% menor em 2009, esse número ainda representa algo em torno de U$ 900 bilhões.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_iraja_abreu_desenvolvimento_do_ecoturismo_e_do_turismo_sustentavel_05_12_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *