Plenário dá urgência à criação de Medalha de Mérito Evangélico proposta por Raimundo Santos

Deputado Raimundo Santos (PSD-PA) – Foto: Cláudio Araújo

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (27), regime de urgência para votação de proposta do deputado Raimundo Santos (PA) que cria a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingrendo (Projeto de Resolução 92/23).

O objetivo é homenagear personalidades e instituições que tenham se destacado na promoção e defesa dos valores cristãos, com reflexos importantes em favor da sociedade.

A Medalha será entregue em sessão solene, preferencialmente no mês de junho, e será acompanhada de um diploma assinado pelo Presidente da Câmara e pelo Segundo-Secretário. Os homenageados serão indicados pelos integrantes do Colégio de Líderes.

A honraria leva os nomes dos missionários suecos Gustaf Daniel Hösberg (1884-1963) e Adolph Gunnar Vingren (1879-1933), fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.

Para Raimundo Santos, a Assembleia de Deus no Brasil vem promovendo a cidadania e a inclusão social individual e coletiva, fundamentada nos exemplos sagrados da Palavra de Deus, além de disseminar, em caráter inclusivo, por exemplo, a cultura literária e musical.

“Em 1911 foi fundada a primeira das Assembleias, em Belém do Pará. É por isso que ela é considerada a Igreja-Mãe do movimento pentecostal no País, e a cidade de Belém o berço da obra pentecostal no Brasil”, explicou Raimundo Santos

A importância de Daniel Berg e Gunnar Vingren – como ficaram mais conhecidos – para o movimento evangélico brasileiro é, segundo o parlamentar, indiscutível. Eles foram os pioneiros na introdução do pentecostalismo e tiveram um papel de destaque na promoção da educação e da cultura entre os evangélicos, fundando escolas e publicando livros e periódicos.

Com informações do site da Câmara dos Deputados

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *