Paulo Magalhães critica desperdício de energia eólica no Brasil

Deputado Paulo Magalhães (BA) - Foto: Heleno Rezende

O desperdício de energia eólica por falta de linhas de transmissão foi tema de debate, em audiência pública, nessa quarta-feira (12), na Comissão de Minas e Energia. Os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, mesmo com capacidade de produção, não podem repassar a energia gerada ao consumidor por falta de infraestrutura de distribuição.

Membro da Comissão, o deputado Paulo Magalhães (BA) lamenta os prejuízos gerados pela discrepância entre a construção dos parques eólicos e a instalação dessas linhas. “As deficiências culminam na distância entre a implantação, a geração e a distribuição da energia. Enquanto isso, por força de contrato, o governo banca todo investimento, pagando mensalmente as despesas de manutenção dessas usinas termoelétricas”, disse.

A região Nordeste é a mais afetada: dos 92 parques existentes no Brasil, 60 estão situados nela. Desses, pelo menos 26 encontram-se paralisados. E, mesmo sem gerar energia, o governo desembolsou, nos últimos nove meses, R$ 263 milhões com pagamentos às empresas contratadas.

“É extremamente importante incentivarmos a energia eólica por ser proveniente de fonte de baixo custo, limpa e renovável”, acrescentou Magalhães. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País apresenta condições ideais para mover geradores de energia limpa. Em muitas regiões, além de não haver barreiras para o vento, sua incidência é constante.

Foram ouvidos na audiência o diretor-geral da Aneel, Romeu Donizete Rufino; o  secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho; o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco Almeida; o procurador da República do Ministério Público Federal, André Bueno da Silveira; o representante da Renova Energia, Ney Maron de Freitas e a vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Rosana Santos.

Verônica Gomes

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_paulo_magalhaes_critica_desperdicio_de_energia_eolica_no_brasil_13-06-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *