Parlamentares debatem repasse da Caixa durante pandemia

Deputado Francisco Júnior é relator da comissão mista; (Foto: Cláudio Araújo)

A comissão mista criada para acompanhar as medidas relacionadas ao coronavírus ouviu, nesta segunda-feira (11), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. O deputado Francisco Júnior (GO), que é o relator do colegiado, iniciou os debates parabenizando os esforços dos servidores do banco para atender a população mais necessitada.

“Cumprimento cada funcionário da Caixa pelos esforços para melhor atender o cidadão, mas sabemos que ainda é possível melhorar, sobretudo, a questão das filas. Quais os mecanismos estão sendo adotados pela Caixa para combater as fraudes de cadastro e para promover justiça?”, questionou o deputado.

Pedro Guimarães destacou que as filas nas agências a Caixa já reduziram. “Reduzimos as filas e estamos com foco para o pagamento da segunda parcela. Com relação ao perfil de pessoas não aptas para o recurso é fiscalizado pelo Ministério da Cidadania e a Dataprev. O que a Caixa adotou foram medidas para reduzir as fraudes.”

Santas Casas

Francisco Júnior também destacou o papel das Santas Casas. De acordo com o parlamentar, apesar dessas instituições filantrópicas de saúde estarem atuando no combate à Covid-19, ainda não estão tendo acesso aos recursos aprovados para acesso ao crédito com juros reduzidos.

“Não posso deixar de registrar todo empenho do meu colega de bancada, deputado Antônio Brito, na aprovação e sanção da lei que garante R$ 2 bilhões da União para as Santas Casas. Mas existem reclamações de que esses recursos ainda estão com volume muito abaixo. O que pode ser feito para que essas operações de crédito sejam realizadas ainda este mês, com juros reduzidos durante a pandemia?”, destacou Francisco Jr.

Deputado Antonio Brito fez o uso da palavra durante trabalho da comissão mista; (Foto: Cláudio Araújo)

Para Antônio Brito (BA) os cadastros poderiam ser acompanhados pelos parlamentares nos estados. Ao tratar sobre as Santas Casas, o deputado elogiou o trabalho da equipe da Caixa no pagamento do auxílio emergencial. “Sou entusiasta da Lei 13.982, que trata do auxílio emergencial, e parabenizo a todos da Caixa por todo o trabalho, especialmente pela liberação do crédito com juros mais baixos para os hospitais filantrópicos”, disse.

Segundo o presidente da Caixa, os juros reduzidos já estão sendo aplicados. “A Caixa já oferece linhas de crédito com custo reduzido em mais da metade. Custo inferior aos do FGTS. São 3,1 bilhões de reais de volume total oferecido”, disse.

A previsão é que os trabalhos da comissão especial mista se encerrem até dezembro deste ano, quando acaba a vigência do decreto do estado de calamidade pública no país.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *