Para Arolde de Oliveira, as mulheres estão ocupando o seu lugar na política

Deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ) - Foto: Heleno Rezende

Ao discursar da tribuna da Câmara, o deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ) constatou que, concluído o primeiro turno das eleições municipais, foi possível verificar que as mulheres estão rapidamente ocupando o lugar que lhe é destinada na política brasileira. O deputado revelou que foram eleitas 621 candidatas em cidades do interior, uma na capital (Boa Vista-RR) e outra está no segundo turno em Manaus.

“Isso é gratificante para nós que defendemos direitos iguais entre homens e mulheres”, disse Arolde de Oliveira. O deputado afirmou acreditar, ainda, que “um dia virá em que esta Casa terá metade de mulheres e metade de homens, para fazer justiça a esta participação proporcional na política brasileira”.

Arolde citou ainda, ao se referir à participação feminina, a força do meu partido, o PSD, que elegeu 56 mulheres em todo o país, figurando na quarta posição. A primeira posição coube ao PMDB (122 mulheres eleitas), seguida do PSDB, com 95;  e PT, com 67.

Ainda de acordo com o deputado, o Estado que mais elegeu mulheres – proporcionalmente, duas para cada 10 prefeituras -, foi o da Paraíba. “É o Nordeste dando aula de civismo e demonstrando como conquistar a igualdade entre homens e mulheres”.

Arolde de Oliveira é o autor do Projeto de Lei 4.497, que altera o § 3º do art. 10 da Lei das Eleições – Lei 9.504/97. Essa proposta objetiva acelerar o processo de conquista do espaço político feminino, aumentando o número de vagas destinadas às mulheres que passariam dos atuais 30% para 50% envolvendo partidos e coligações.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *