Na CSSF, Anvisa diz que precificação de medicamentos precisa ser revista

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), presidida pelo deputado Antonio Brito (BA) recebeu hoje (9) o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), William Dib. “A agencia faz a regulamentação e fiscalização de produtos. Tratamos da questão dos agrotóxicos, de entrada de materiais do exterior e de medicamentos, entre outros assuntos. Agradecemos demais o empenho e a presença dele nessa comissão”, disse Brito.

Segundo Dib, a Anvisa, que comemora 20 anos em 2019, tem como objetivo fazer com que a saúde chegue com qualidade, eficácia e segurança a todos. “O SUS é o melhor sistema de saúde do mundo e só o Brasil tem. Atende e dá direito a assistência médica. Mas ficamos reféns do mercado externo”, disse Dib. Ele explicou que para vender um produto em qualquer país do mundo, os envolvidos na produção devem convencer distribuidores, farmácias, médicos e imprensa. E no Brasil é possível registrar um produto na Anvisa, vender no SUS e o governo distribui.

Reunião da CSSF. Foto: Cláudio Araújo

O presidente da Anvisa explicou porque, na opinião dele, somos reféns de produtos cada vez mais caros. ” Há alguns anos, remédios caros que queriam registros custavam mil reais.  Hoje, com a tecnologia, remédios de dose única podem custar até U$ 5 milhões. Isso leva a uma enxurrada de medidas judiciais.” Dib defendeu que esses temas terão que ser discutidos com a sociedade, com o Judiciário e com o Legislativo para que seja definida uma conduta única. “Essa é uma pauta que interessa essa Casa e juntos devemos formatar um planejamento para que tenhamos condições de atender a população com qualidade e direitos mantidos”.

A deputada Flordelis (RJ) agradeceu a Anvisa pela entrada do remédio chamado Mivolumabi, que permite a pacientes com câncer, que sofrem metástases muito rápidas, aumentar o tempo de vida e ter chance de tratamento. “Minha filha teve 34 tumores. Lutamos muito para ter acesso a essa medicação e em 2016 a Anvisa permitiu a entrada do remédio e deu à família a oportunidade de lutarmos pela vida. Espero que a Agência possa liberar outros remédios tão necessários, mas, a um preço acessível a população de baixa renda”.

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ), vice-presidente da comissão, também falou sobre o tratamento de combate ao câncer e contou do trabalho que vem realizando para apoiar o Hospital do Câncer do Sul Fluminense, que já é referência na região.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *