Luisa Canziani participa de evento sobre inteligência artificial nos Estados Unidos ‌

Delegação brasileira em Washington. Foto: divulgação

A deputada Luisa Canziani (PR) faz parte da deleção brasileira que está em Washington, nos Estados Unidos,  para discutir os impactos da inteligência artificial (IA) na sociedade.  O grupo de parlamentares ficará na cidade até o dia 22 de março.

O objetivo é conhecer modelos regulatórios sobre IA que estão sendo definidos pelos EUA e pelo mundo. “ Tenho convicção de que vai ser uma missão muito proveitosa”, disse  a deputada. Os deputados vão buscar experiências para responder aos desafios atuais. “Como a gente pode usufruir dos benefícios ligados à IA e, ao mesmo tempo, mitigar os riscos e os danos que uma tecnologia tão abrangente, transversal e complexa como essa nos impõe?”, afirmou Canziani.

IA no mundo

Pesquisadores apontam que a inteligência artificial pode aumentar a produtividade e a qualidade de vida. Por isso, a deputada pessedista reforça a importância do Brasil em estimular pesquisas e implementar políticas alinhadas ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e competitivo.

‌“O debate profundo e estruturado sobre inteligência artificial evita que medidas precipitadas possam ser tomadas e prejudiquem a inovação”, explica Luisa, que é Diretora de Inovação da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

‌O grupo inclui deputados, senadores, secretários dos ministérios da Ciência e da Fazenda, diplomatas do Brasil e dos EUA, e representantes de setores privados da economia. “Muita gente boa reunida para discutir um dos assuntos mais essenciais, complexos e sensíveis que todos nós estamos enfrentando”, diz Luisa.

Agenda

No primeiro dia de compromissos, a delegação conheceu um sistema de assistente virtual de ensinado baseado em inteligência artificial que atua em uma plataforma de aprendizagem online. No final do dia, o grupo esteve reunido com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, primeira mulher a ocupar o cargo.

Durante a semana, também estão previstas visitas à Casa Branca (sede do Poder Executivo americano), à Câmara dos Representantes (Câmara dos Deputados), ao Senado e às sedes da Microsoft, da Amazon e do Google.

IA e eleições

O assunto da inteligência artificial entrou novamente em destaque no Brasil após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar, no final de fevereiro, o uso da IA em propagandas partidárias. Foi a primeira vez que medidas foram aplicadas sobre o tema durante as eleições gerais.

A regulamentação da tecnologia também é uma das prioridades para o semestre da bancada do PSD na Câmara. Eles se reuniram no início do mês no Rio de Janeiro para discutir os impactos da IA nas eleições e na sociedade.

Carlos Augusto Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *