Luisa Canziani cobra votação de propostas sobre segurança nas escolas

Deputada Luisa Canziani (PSD-PR) – Foto: Cláudio Araújo

Na semana em que a Câmara dos Deputados se dedica à análise da pauta feminina, a deputada Luisa Canziani (PSD-PR) cobrou a votação do pacote de segurança nas escolas, cuja urgência foi aprovada na semana passada. São vários projetos que buscam combater atos violentos, acolher os alunos com atendimento psicológico e assegurar assistência às vítimas.

Canziani foi relatora do grupo de trabalho que se debruçou sobre o assunto em 2023, após o Brasil registrar vários casos de violência em escolas públicas e privadas de todo o País.

“São vários projetos que visam combater esse mal que, infelizmente, tem assolado algumas das escolas brasileiras”, afirma.

Política nacional

Três projetos já estão prontos para votação pelo Plenário. O primeiro cria a Política Nacional de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (PL 5669/23), com investimentos federais em ações de proteção e segurança das escolas e pensão especial para vítimas graves de incidentes violentos em colégios.

Outro projeto amplia os atendimentos psicológicos e sociais para toda rede pública de ensino (PL 5727/23) e a terceira proposta torna obrigatória a instalação de câmeras de segurança e de um alarme de segurança nas escolas (PL 5671/23).

Redes sociais

‌O grupo de trabalho também definiu regras para restringir conteúdo da internet que incentive a violência em escolas (PL 5686/23), proposta que está sendo analisada pelas comissões temáticas.

“Segurança pública, assistência social e saúde mental são as áreas mais sensíveis e que demandam mais atenção do Poder Público para a prevenção da violência escolar”, pondera Luisa Canziani.

Carlos Augusto Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *