Liliam Sá defende casas de apoio para vítimas de abusos sexuais

Deputada Liliam Sá - PSD/RJ (Foto: Heleno Rezende)

A deputada Liliam Sá (PSD-RJ) recomendou que o Governo Federal crie e instale casas de apoio para acolher as crianças e os adolescentes que são vítimas de exploração. Essa seria uma forma, segundo a deputada, de melhorar o sistema de acompanhamento, que, em sua opinião, possui falhas.

A afirmação de Liliam Sá foi feita após audiência pública da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na tarde desta terça-feira (15), com a presença da assessora técnica do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, Luciana Vidal.

“Essas crianças que foram atingidas por maus tratos e exploradas sexualmente, precisam de acolhimento, de apoio psicológico, de um acompanhamento, a exemplo do que já ocorre com as mulheres vitimadas por violência doméstica”, disse ela. “Quando perguntei sobre o cadastro dos sites do Brasil inteiro para acompanhar essas denúncias que são feitas do País inteiro, aí vimos que realmente o serviço não é perfeito e isso é profundamente lamentável”.

A parlamentar do Rio reconhece, contudo, que “existem programas sérios dos governos Federal, estadual e municipal, mas que não há a responsabilização”. “Há impunidade, isto sim, uma inércia, quanto aos casos de exploração e abuso sexual”, disse.

A relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito, durante a audiência, citou o caso de um líder religioso da região Nordeste, que acolheu uma criança que estava se prostituindo. “Como resultado desse acolhimento, desse apoio, a garota hoje tem um curso superior e trabalha com assistência social. Não adianta só você ir atrás e punir os pedófilos. O que o poder público precisa é dar tratamento, acolhimento, carinho, encaminhamento a essas crianças e adolescentes.”

Ela prega uma ação efetiva do Governo. “É necessário ressocializar essas crianças por intermédio dos vários ministérios. É preciso haver uma integração entre eles em favor dessas crianças”, concluiu Líliam Sá.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_liliam_sa_cpi.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *