Kátia Abreu defende estratégia política para solucionar endividamento de produtores da região Nordeste

Senadora Káti Abreu (TO) - Foto: Lia de Paula/Agência Senado

A senadora Kátia Abreu (TO) foi aplaudida por sua manifestação na consulta pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para debater o endividamento dos produtores rurais do Nordeste devido aos problemas causados pela seca na região.

“O caso do Nordeste é político. Nossa estratégia está equivocada e precisa ser alterada. As obviedades estão aí para todo mundo ver. A bancada do nordeste, com todos os deputados e senadores envolvidos, precisam se unir para montar uma estratégia política que solucione definitivamente esse tratamento que o nordeste tem recebido”, afirmou.

De acordo com Kátia Abreu, os ministérios não efetivam os programas lançados pela Presidente Dilma e as medidas adotadas são apenas paliativas. “Isso não pode acontecer. São produtores, vidas, famílias que estão passando constrangimento, dificuldade, total desespero”.

A senadora defendeu a convocação dos ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional e da Fazenda, além dos dirigentes dos bancos oficiais para explicar o que está sendo feito para resolver o problema do endividamento no Nordeste. Todas as autoridades listadas pela senadora foram convidadas para a reunião, mas não compareceram. A ausência foi classificada como desrespeitosa por Kátia Abreu. “Não estão dando a importância devida à gravidade do problema”, destacou.

Segundo levantamento apresentado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o endividamento dos agricultores do Nordeste ultrapassa R$ 14 bilhões. Segundo Rosemeire dos Santos, superintendente técnica da instituição, só na dívida ativa da União estão inscritos 85 mil produtores da região que devem cerca de R$ 3 bilhões e, por isso, não podem entrar em novos processos de renegociação.

Raquel Sacheto

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/senadora_katia_abreu_endividamento_de_produtores_da_regiao_nordeste_08_05_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *