Kátia Abreu comemora PIB da agricultura

Senadora Kátia Abreu (TO) - Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

A senadora Kátia Abreu (TO) destacou no plenário do Senado os números obtidos pela agricultura na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor foi o principal catalisador da economia brasileira crescendo 9,7% em relação ao trimestre anterior. O PIB do país apresentou alta de 0,6%.

“O agronegócio mostra ao Brasil, mais uma vez, que cumpre sua obrigação, sua vocação. Aplicando tecnologia e investindo em mão-de-obra técnica para dar tanta alegria aos brasileiros”, declarou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Kátia afirmou que a produção recorde de grãos em 2013, com projeções de 178 milhões de toneladas, é a principal responsável pelo crescimento. Segundo ela, em um comparativo com o mesmo trimestre de 2012, o setor apresentou alta de 17%.

A senadora pontuou que as expectativas são ainda melhores para o decorrer do ano. “Ainda temos outras colheitas para frente. No 2º e 3º trimestres teremos a da cana-de-açúcar,  com uma previsão de crescimento de 10,39%. O trigo, por sua vez, tem alta prevista de 24,5% na sua produção”.

A parlamentar também afirmou acreditar na recuperação dos demais setores no próximo trimestre. “Tenho certeza que o agro, como todos os outros setores, vão fazer com que no 2º semestre todo o Brasil possa crescer mais ainda”.

Tocantins

Kátia Abreu destacou ainda o crescimento do Tocantins. A safra do estado cresceu 15,8% em relação ao ano anterior. Ela apontou o investimento em infraestrutura como uma importante contribuição para a conquista “É com alegria que estamos vendo o estado mais jovem do país crescendo”, concluiu.

Luís Lourenço

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/sen_katia_abreu_comemora_pib_da_agricultura_11-06-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *