Júnior Ferrari e Hugo Leal no comando da Comissão de Minas e Energia em 2024

Deputados Hugo Leal (PSD-RJ), Rodrigo de Castro (União-MG), e Júnior Ferrari (PSD-PA)            Foto: Cláudio Araújo

O deputado Júnior Ferrari (PSD-PA) foi eleito nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados (CME). O deputado Hugo Leal será o 1º vice-presidente.

Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão também foram escolhidos. São eles: Samuel Viana (Republicanos-MG) (2º vice-presidente) e Carlos Veras (PT-PE) (3º vice-presidente).

Ferrari afirmou que o colegiado é um dos mais importantes da Casa, pois os temas impactam diretamente a economia brasileira. “Vamos conduzir nossos trabalhos com muita ética, com muita responsabilidade e muita transparência. Vamos respeitar o Regimento Interno e cada parlamentar”, afirmou.

O novo presidente da CME lembrou que o setor de mineração é muito importante e representa mais de 3% do PIB brasileiro. “Somos um dos maiores produtores de minério do mundo”, afirmou o parlamentar.

Já o deputado Hugo Leal citou temas importantes do setor que devem ser discutidos em 2024, como a pauta verde e a renovação de contratos de energia. Ele cobrou que esses temas sejam discutidos pelas comissões antes de ir a Plenário.

A cobrança de Hugo Leal está em sintonia com o líder do PSD, deputado Antonio Brito, que afirmou ter levado ao Colégio de Líderes a reivindicação do fortalecimento das comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

A eleição teve a participação em peso da bancada do PSD da Câmara.

O que faz a comissão
A Comissão de Minas e Energia debate e vota propostas sobre políticas mineral e energética, regulação dos dois setores, fontes convencionais e alternativas de energia, e comercialização de recursos energéticos, entre outros assuntos da área.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *