Júlio César sugere inclusão de desonerações no relatório do pacto federativo

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Júlio César (PI), membro da comissão especial que analisa o pacto federativo, afirmou que as desonerações são as soluções mais eficazes para a partilha dos recursos. O colegiado discutiu o relatório preliminar, apresentado nesta terça-feira (30). “Uma das minhas sugestões é que o governo federal desonere apenas aquele tributo que lhe pertence e mantenha o que couber aos estados e municípios.”

O documento apresentado contém cinco propostas de emenda à Constituição (PECs) e sete projetos de lei (PLs) para alterar a partilha de recursos entre União, estados, municípios e Distrito Federal. Boa parte das mudanças reduz o percentual de recursos destinados à União para ampliar a distribuição de tributos entre estados e municípios.

A participação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi outro ponto levantado pelo parlamentar. “Queremos uma maior participação do governo na composição do fundo para financiar a educação no Brasil, já que hoje, esse percentual não chega a 10%”.

O relatório ainda não tem data prevista para ser votado na comissão.

Bruna Marques

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *