Júlio César: “economia com redução das zonas eleitorais será irrelevante”

Preocupada com o fechamento de 117 Zonas Eleitorais na região, e mais de 600 em todo o país, a bancada do Nordeste solicitará uma audiência com o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Gilmar Mendes. A medida busca, segundo o tribunal buscar uma economia de R$ 74 milhões nas despesas com a Justiça Eleitoral no Brasil. 

O assunto foi tema de um café da manhã que reuniu Deputados nordestinos e dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Segundo o coordenador da bancada nordestina, Deputado Júlio César (PSD-PI), o custo-benefício da decisão é muito baixo. “Representa menos de 1% de redução nas despesas”. O Presidente da Associação, Jayme de Oliveira, “a nossa cultura sempre foi a de dar capilaridade à Justiça, para que ela esteja perto e acessível ao cidadão”.

Segundo o site do TSE, 16 capitais terão zonas eleitorais extintas. No interior, haverá substituição por centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições, que não terão a presença de um juiz ou promotor. A redução nas estruturas vai refletir diretamente na redução de gastos mensais com o pagamento de gratificação, informa o Tribunal.

No Nordeste, os estados que mais perderão zonas eleitorais serão Pernambuco, que terá 26 unidades eliminadas, e Piauí, com redução de 24 locais.


Saiba mais

Áudio: Júlio César debate fechamento de Zonas Eleitorais no Nordeste

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *