Júlio César comemora indicação de Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz 2021

Uma solenidade realizada no Salão Negro da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), homenageou o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

Ao participar do evento, o deputado Júlio César (PI) lembrou que o agrônomo, responsável por modernizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passou por dificuldades para conseguir implementar novas tecnologias.

Deputado Júlio César (PI). Foto: Cláudio Araújo

“Eram métodos até então desconhecidos e que foram motivo de muita desconfiança. O desafio agora é, mais uma vez, ser reconhecido, só que, desta vez, internacionalmente, pelo Nobel. É uma indicação muito merecida, um orgulho para nós brasileiros”, enfatizou o parlamentar.

Júlio César lembrou que o ex-ministro foi o responsável pela chamada Revolução Verde, que fez do Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos, ao conseguir tornar o Cerrado brasileiro um importante celeiro de produção de alimentos no mundo.

Investimentos
Paolinelli se emocionou na cerimônia e afirmou que vai continuar trabalhando para fazer com que a agricultura brasileira continue ocupando o papel de destaque no mundo. Ele defendeu investimentos na ciência e na tecnologia.

“O Brasil importava alimentos para sua população. A família brasileira média passava aperto e gastava quase a metade de sua renda só em alimentação. Estranho, difícil, como fazer depois a educação, a saúde, a residência, o lazer, o transporte e outras necessidades. Aquilo nos impressionava”, lembrou o ex-ministro.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que Paolinelli fez toda diferença para a agricultura brasileira. Para ela, o ex-ministro foi um divisor de águas ao estimular a pesquisa agropecuária.

“Foi graças a Paolinelli que hoje abastecemos nossa população e exportamos alimentos para mais de 200 países, com produtos de qualidade, que chegam a mercados exigentes, principalmente neste momento difícil da pandemia”, afirmou a ministra.

Trajetória
Paolinelli foi deputado federal constituinte e ocupou o cargo de ministro da Agricultura no governo Geisel. Implantou um programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou, também, da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico.

Em 2006, Paolinelli ganhou o World Food Prize, prêmio concedido a pessoas que ajudaram consideravelmente a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo.

Diane Lourenço, com informações da Agência Câmara de Notícias

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *