Júlio César comemora criação de nova universidade no PI

O pessedista Deputado Júlio César (PI) comemorou na noite de terça-feira (20), a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A medida, de autoria do Poder Executivo, agora segue para sanção do Presidente da República e vai definir o corpo docente a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFDPI).

“Lutei, junto com os parlamentares da bancada do Piauí, para a criação da instituição, que vai atender a microrregião do litoral piauiense. No ano passado, apresentei requerimento de urgência para votação da medida”, disse Júlio César.

Deputado Júlio César: “Lutei para a criação da instituição, que vai atender a microrregião do litoral do estado.” Foto: Cláudio Araújo

Parnaíba é pólo de desenvolvimento regional

A sede da universidade será em Parnaíba (PI), onde atualmente está o campus da UFPI. Todos os cursos, profissionais e alunos atualmente na Federal do Piauí migrarão para a UFDPar. O delta do rio Parnaíba fica na divisa com o Ceará e o Maranhão, e é um polo de desenvolvimento da região.

O Projeto de Lei 5272/16, que institui a UFDPar, cria 221 cargos técnico-administrativos e em comissão. De acordo com o texto, os novos cargos não impactam o orçamento de imediato, mas apenas “na medida em que forem autorizados os concursos públicos para o provimento das vagas”.


Saiba mais
Domingos Neto quer dois campi de Universidade Federal no Ceará
Júlio César defende municípios sedes de usinas hidroelétricas e alagados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *