Jaime Martins encerra seminário internacional sobre mobilidade urbana

Deputado Jaime Martins (MG) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Jaime Martins (MG) – Foto: Cláudio Araújo

Mais de 300 participantes acompanharam os debates do ‘IV Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Pensando as Cidades do Futuro’,  no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O pessedista Jaime Martins (MG), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), acompanhou o evento e, ao final, propôs que o debate seja contínuo entre gestores e acadêmicos.

“Os desafios são grandes e juntamente com a Universidade de Brasília (UNB) e especialistas internacionais pudemos ver que essa é uma nova agenda, onde as cidades devem ser resilientes. É preciso investir em soluções como o transporte de massa, como os metrôs, e também mudanças de hábito. Mas é preciso que os poderes públicos estejam imbuídos desse desejo político de fazer essa transformação”, disse o parlamentar.

Ao longo dos últimos dois dias vários temas foram debatidos, entre eles, os fatores climáticos. É o que abordou o consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, Frederico Bussinger. “As emissões relacionadas a combustíveis são 23% do total no mundo. No Brasil, a taxa sobe para 42% e, em São Paulo, para 55%. O resultado são 4 mil mortes por ano na cidade.”

Debate Internacional

Para o deputado Jaime Martins, a agenda urbana das Nações Unidas (ONU) defende que a questão da mobilidade caminhe junto com as políticas públicas de desenvolvimento. “Na política recente do Brasil para se combater o desemprego se estimulava mais carros na rua, o que aumentou os congestionamentos. É preciso dar condições para o cidadão ter qualidade de vida e cabe a nós, homens públicos, traçar políticas e metas para isso.”

No dia 30 de novembro a comissão, sob o comando do deputado Jaime Martins, vai realizar o 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal do evento: www.seminariocdu.com

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *