Irajá Abreu propõe unificação do sistema para pagamento de impostos

O Brasil é um país conhecido mundialmente pelo excesso de burocracia e é a população que mais sofre com as exigências de documentos em situações diversas. O deputado Irajá Abreu (PSD-TO) está atento a este assunto e trabalha pela diminuição da burocracia no país. Ele apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 181/12 que propõe um regime de cobrança unificada de tributos. Um sistema de cobrança que será opcional para o contribuinte.

Numa entrevista especial para a Rádio PSD, o deputado explica de que forma os impostos sobre a produção e o consumo poderão ser cobrados em uma única guia de recolhimento. Como exemplo, ele diz que as empresas poderão quitar com um só documento o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o PIS/Pasep, entre outros.

Leia trecho da entrevista com o deputado Irajá:

Repórter: Gostaria que o senhor comentasse do que se trata exatamente essa proposta e o que isso trará de vantagens para os cidadãos.

Deputado Irajá Abreu: O objetivo da PEC 181/12 é tentar facilitar a vida do pequeno comerciante, do pequeno empreendedor e empresário no Brasil. A nossa carga tributária é extremamente complexa. Hoje, esse pequeno empresário precisa recolher entre impostos municipais, estaduais e federais, algo em torno de oito diferentes tributos e com isso, ele precisa gerar oito guias de pagamento e ainda precisa ir ao banco outras oito vezes em datas diferentes para realizar o pagamento desses impostos. A ideia dessa proposta é exatamente unificar esses tributos.

Da Redação

Ouça a entrevista completa:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/materia_especial_dep_iraja_abreu_pec_181_12_22_01_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *