Inscrições para o Projovem Urbano encerram dia 30

Hoje é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador e também é dia de lembrar aos jovens que têm entre 18 e 20 anos, que saibam ler escrever, e queiram ter uma qualificação profissional. E no dia 30 deste mês encerram as inscrições para Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano do Ministério da Educação (MEC).

Pela primeira vez o Governo do Estado de Santa Catarina aderiu ao programa que beneficiará  cerca de 1.800 estudantes de nove Gerências Regionais de Educação.

Em Santa Catarina estão sendo oferecidas 1,8mil vagas para cursos nas áreas de Saúde, Administração e de Vestuário. Para se inscrever é preciso ir até os Centros de Educação de Jovens e Adultos das Secretarias Regionais em Araranguá, Tubarão, Canoinhas, Caçador, Joaçaba, Xanxerê, Maravilha, São Miguel do Oeste e Rio do Sul.

O deputado federal Jorge Boeira orienta que os jovens não percam esta chance. “Além de estarem se qualificando, estes jovens irão receber uma bolsa de R$100,00, todo o material didático e alimentação escolar. E quem tiver filhos de até oito anos de idade poderá levá-los junto para o curso, pois haverá um espaço para acolhimento destas crianças”, alertou.

Para se inscrever, os interessados deverão procurar os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) das regionais de Araranguá, Tubarão, Canoinhas, Caçador, Joaçaba, Xanxerê, Maravilha, São Miguel do Oeste e Rio do Sul. Cada uma deverá cadastrar de 150 a 200 alunos, distribuídos em cinco turmas.

As aulas iniciarão no dia 7 de maio, nos Cejas, serão ministradas no período noturno durante um ano e meio.

Dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. No entanto, 18,9% estão desempregados. Este índice é quase o dobro da taxa geral de desemprego. Cerca de 35% dos jovens ocupados não concluíram o ensino fundamental e somente 34,5% têm, no mínimo, o ensino médio completo.

Jane Santin – Assessora de imprensa do dep. Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *