Projeto prioriza recursos para instituições que aderirem ao programa Horta na Escola

Deputado Homero Pereira (PSD-MT) - Foto: Heleno Rezende

Como medida de incentivo à utilização de hortas nas escolas e como meio de promoção da educação e do desenvolvimento, o deputado Homero Pereira (PSD-MT) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4516/12 que institui o programa Horta na Escola. Segundo o parlamentar, os sistemas de ensino que aderirem ao programa terão prioridade no recebimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Baseado no estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o deputado Homero comprova que sua iniciativa poderá tornar mais próximos do dia a dia do aluno temas como o uso e conservação do solo, erosão, adubação, agrotóxicos, entre outros. Ele também aponta que foi verificada motivação para que os alunos se interessem por conhecer os tipos de alimentos, a sua composição e as principais fontes de proteína, vitaminas e sais minerais. “Foi observado que um programa como esse estimula o desenvolvimento de hábitos em relação ao consumo de verduras e legumes, por exemplo”, ressalta o parlamentar.

Além dos aspectos pedagógicos, outro fator destacado por Homero é a oportunidade das escolas melhorem a qualidade da merenda escolar. “As hortas locais produzirão diversos tipos de alimentos saudáveis que poderão ser incorporados à merenda. Porém, a ideia não é fazer com que dessa horta saia todo o abastecimento da merenda escolar, não é isso, mas o projeto tem o propósito de que a criança possa manipular a terra, possa entender a vida vegetal. Um dos objetivos centrais da minha proposta é principalmente criar um vínculo, uma aproximação da cidade com o campo”, complementa.

O projeto do deputado não prevê uma obrigatoriedade para que o “Horta na Escola” seja implantado. “Nós vamos estimular que as escolas façam a adesão a esse programa. Aí não importa se serão públicas ou privadas, todas elas serão muito bem vindas”.

Homero Pereira diz que as instituições de ensino que aderirem ao programa receberão o título de “Escola Amiga do Verde”. O projeto ainda será distribuído às comissões temáticas da Câmara.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_homero_pereira_programa_horta_na_escola_25_10_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *