Ex-líder do PSD na Câmara, o deputado Guilherme Campos (SP) acredita que o detalhamento do valor dos impostos na nota fiscal revolucionará a forma como o consumidor enxerga o país. A proposta, defendida pelo PSD, entrará em vigor no próximo dia 10 de junho.
“A mudança vai revolucionar a mentalidade do consumidor”, destacou Campos. “A pessoa poderá ver o quanto paga de impostos nas transações mais corriqueiras, perceber que é muito e cobrar a prestação de serviço à altura do que paga”.
Recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a proposta de detalhamento de tributos no cupom fiscal recebeu o apoio do PSD na tramitação no Congresso Nacional. Campos foi o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação.
Apesar do caráter político, o parlamentar paulista diz que a iniciativa partiu da população. Ele lembra que o movimento De Olho no Imposto, organizado pelas associações comerciais brasileiras, colheu mais de um milhão de assinaturas cobrando o detalhamento tributário.
“O projeto saiu do Senado para ter um trâmite mais rápido. Porém, a proposta é de iniciativa popular”, afirma.
Campos analisa ainda a reforma tributária que tramita no Congresso. Para o parlamentar, a discussão sobre o número de impostos no país não tem solução pela dificuldade de extinção de alguns tributos.
“Quem vai abrir mão da sua parcela? A sociedade precisa ter essa informação e a partir dela cobrar. E os governos precisam prestar o serviço à altura”, declarou.
Da Redação
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_guilherme_campos_espera_consumidor_mais_exigente_com_imposto_na_nota_fiscal_18_03_2013.mp3]