Gilberto Nascimento quer tornar incluir flúor na política de saúde bucal dos idosos

Deputado Gilberto Nascimento (SP). Foto: Cláudio Araújo

O deputado Gilberto Nascimento (SP) é autor do Projeto de Lei 5763/23, que inclui entre as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicação de flúor concentrado, a cada seis meses, em pacientes com mais de 60 anos.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, também será diretriz da política promover campanhas de conscientização, para toda a população, sobre a importância da aplicação do flúor pelo dentista na prevenção ao desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

O texto prevê que serão utilizados recursos do Programa Brasil Sorridente e do Fundo Nacional do Idoso para financiar as medidas, que serão incluídas na Lei 14.572/23, que trata da Política Nacional de Saúde Bucal.

Gilberto Nascimento destaca que o envelhecimento provoca várias mudanças fisiológicas em todo o organismo, incluindo o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.

“Diante disso, algumas dificuldades são mais comuns na terceira idade, como surgimento de cárie, problemas na raiz, aumento da sensibilidade, secura na boca, gengivite, entre outros”, alerta.

Nascimento destaca que a saúde bucal tem impacto na boa disposição física dos idosos.

“Uma saúde bucal deficiente gera processos inflamatórios e infecciosos crônicos, que podem acarretar o agravo ou início de algumas doenças por meio da disseminação de bactérias e ou mediadores químicos como resposta inflamatória no corpo”, complementa.

Análise na Câmara
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *