Frente debate novos desafios para a educação

Parlamentares da bancada participaram, nesta quarta-feira (4), de evento organizado pela Frente Parlamentar da Educação, com a presença do ministro da Pasta, Henrique Paim, para traçar os novos caminhos do Colegiado, após a aprovação do Programa Nacional de Educação (PNE), ontem (3).

O deputado Eduardo Sciarra (PR), ex-líder do PSD, afirmou que “a educação tem problemas crônicos, que passam, por exemplo, pela valorização dos professores e por questões ligadas a gestão dos recursos que precisam ser resolvidos”. Segundo ele, uma das metas é acompanhar as políticas públicas aprovadas para que sejam realmente efetivadas.

Mesmo com a aprovação do PNE, o deputado Eliene Lima (MT) acredita que ainda há muito por fazer. “Nas últimas edições do Programa Internacional de Avaliação de Alunos [Pisa], teste aplicado pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico [OCDE], o Brasil ocupou as piores colocações. Dos 65 países avaliados, em 2012, ficamos em 58º,” afirmou.

“Vai ser preciso superar as metas previstas e ir além, para que o Brasil realmente se equipare aos países que despontam no mundo”, destacou o deputado José Carlos Vieira (SC).

Paim agradeceu a parceria dos parlamentares. “O Congresso tem papel fundamental na estruturação das políticas de educação e está cumprindo essa função ao realizar debates e viabilizar mudanças importantes para a superação dos gargalos”.

Três novas metas foram elencadas para os trabalhos da Frente: a unificação de um currículo nacional para a educação de base, a elaboração e apoio a programas de fortalecimento das universidades estaduais e municipais e a criação de novos meios para aportar recursos para o ensino superior.

O deputado Júlio César (PI), vice-líder do PSD, também esteve presente no evento.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *