Escolas do Piauí são homenageadas na Câmara Federal

Desempenho da Educação do Piauí é destacada em sessão no Congresso Nacional

A Educação do Piauí vai ser homenageada em Brasilia nesta terça-feira (22), em sessão solene na Câmara dos Deputados. Todas as escolas públicas e particulares  piauienses que se destacaram no cenário nacional serão homenageadas com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, do governador Wilson Martins e dos secretários de Educação do Estado e dos Municípios. A sessão foi requerida pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI).

O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, expediu convite para os homenageados, convidados e demais autoridades. Dentre as escolas homenageadas estão a Casa Meio Norte, o Instituto Dom Barreto, duas escolas do município de Cocal dos Alves, uma estadual  municipal e uma escola em Oeiras.

“Os alunos, professores e gestores da Educação tiveram mérito de nível elevado na educação. Um aluno de Cocal, Izael Francisco de Araújo, venceu o Soletrando, da Rede Globo, e conquistaram  as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, com três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze, além de quinze menções. Essa olimpíada é promovida pelo MEC para estimular o estudo e revelar talentos.”, comentou o deputado Júlio César.

Izael, aluno da escola pública municipal Teotonio Ferreira Brandão, também foi medalhista de bronze nas olimpíadas de 2009 e conquistou menção em 2011. Cocal tem  5,8 mil habitantes, 19 escolas, sendo uma de nível médio que é estadual.  A escola estadual Augustinho Brandão também foi premiada.

A escola em tempo integral Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, foi a  escola pública que mais aprovou nos vestibulares realizados no Estado. O método de ensino adotado pelos professores melhorou a aprendizagem. Foram 10 aprovações no Prouni, 25 aprovações no SISU, 29 aprovações em faculdades particulares e 45 aprovados na universidade estadual do Piauí.

O Instituto Dom Barreto e a Escolar Popular Madre Maria Villac, em Teresina, têm mérito pelo nível elevado de educação comprovado pelos indicadores de desempenho. São projetos educacionais e sociais desenvolvidos pela Casa Dom Barreto também para   em situação de risco e vulnerabilidade social, e um abrigo permanente gratuito.

A proposta educativa do Dom Barreto elevou o desempenho dos alunos por série e o ingresso na universidade, além dos exames nacionais de ensino médio. No ENEM 2006 foi o primeiro lugar  entre as escolas do Brasil, em 2007 foi o 11º lugar, em 2008 teve a 15ª colocação, em 2009 voltou a figura como a 3ª melhor escola do Brasil, em 2010 foi a 2ª, sendo sempre a 1ª colocada no ranking estadual.

O Instituto Dom Barreto sempre foi premiado em concurso e olimpíadas nacionais destacando o desempenho dos alunos, sempre com o pensamento que a educação é a arma mais poderosa para modificar o mundo.

A Casa Meio Norte teve nível elevado de desempenho na ultima avaliação do IDEB, além de ter vários projetos educacionais desenvolvidos na escola. A escola é municipal e atende crianças de 6 a 14 anos de famílias de baixa renda, fazendo  também o trabalho social. A escola já recebeu várias premiações, uma delas foi a medalha Merito Nacional concedida pela presidenta Dilma Rousseff.

“Isso prova que a educação é a mola propulsora de uma sociedade mais justa e humana. E que na escola pública existem alunos e profissionais comprometidos com a causa.”, finalizou Júlio César.

Rômulo Rocha
Assessor de imprensa do dep. Júlio César

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *