Em audiência pública, Forças Armadas expõem projetos estratégicos

Durante três horas de audiência pública, na manhã desta quarta-feira (07), na Câmara dos Deputados, os representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica apresentaram aos deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional os projetos estratégicos das Forças Armadas.

Os expositores foram o Contra-Almirante Antônio Fernando Garcez Faria, subchefe de orçamento e plano diretor do Estado Maior da Marinha; General de Brigada, Luiz Felipe Linhares Gomes, chefe do escritório de projetos do Exército e o Brigadeiro do Ar, Maurício Ribeiro Gonçalves, chefe da 1ª subchefia do Estado Maior da Aeronáutica.

A audiência pública foi solicitada pelos deputados Hugo Napoleão (PSD-PI); Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Vitor Paulo (PRB-RJ).

Pelo que ficou constatado dos três depoimentos, as prioridades das três Forças nos próximos anos incluem a construção de um submarino de propulsão nuclear e outros convencionais; a aquisição de navios-patrulha para vigiar a área de exploração do petróleo na camada pré-sal; a modernização de caça supersônico F-5; o desenvolvimento de uma aeronave de última geração pela Embraer e a construção de um helicóptero brasileiro.

Os representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica deixaram claro que, além disso, são consideradas ações prioritárias a fiscalização das fronteiras e a proteção de instalações estratégicas para a segurança nacional.

Em relação ao Orçamento, os representantes das três Forças explicaram aos deputados presentes à audiência pública que os recursos vêm sendo ampliados gradativamente, nos últimos oito anos, porém, que o montante ainda não é o ideal, mas que é o suficiente para levar adiante o planejamento estratégico do setor de defesa nacional.

O deputado Hugo Napoleão (PSD-PI) considerou positivas as explicações dadas pelos representantes das três Armas. “É fundamental tomarmos conhecimento do que está sendo desenvolvido em termos de defesa nacional. E mais fundamental ainda é verificarmos o quanto elas necessitam do orçamento para viabilizar os projetos”.

Em síntese, o representante da Marinha destacou três projetos. O primeiro é a base e o estaleiro que servirá para a manutenção e a construção dos submarinos e que deve ser inaugurado pela presidente Dilma Rousseff ainda este mês.

Já o representante do Exército apresentou projetos para os próximos 20 anos. Por fim, o representante da Aeronáutica destacou a modernização do caça supersônico F-5 para a defesa aérea, a modernização da aeronave subsônica F-1, própria para ataques no solo.

Ele também ressaltou o desenvolvimento, pela Embraer, de um jato militar de transporte de última geração, o KC-390. A expectativa é vender mais de 300 aeronaves nos próximos 20 anos, que vão representar um ganho de 23 bilhões de dólares e gerar mais de 12 mil empregos.

Da Redação, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *