Deputado destaca aprovação de proposta que obriga fornecimento de bolsas de colostomia

O deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ) elogiou, nesta quarta-feira (7), a aprovação no Plenário da Câmara do substitutivo do Senado para o Projeto de Lei 7177/02. A proposta obriga as empresas operadoras de plano de saúde a fornecer aos pacientes operados do intestino (colostomia) ou da bexiga (urostomia) as bolsas usadas para a coleta.

“É importante essa decisão porque existe um número grande de pacientes nessas condições. Há vários tipos das chamadas ostomias, em alguns casos as pessoas necessitam utilizar as bolsas até o fim da vida”, afirmou o parlamentar carioca.

Colostomia é um processo cirúrgico onde ocorre uma abertura no abdome para retirada de fezes acumuladas, podendo ser temporária ou permanente. Já a urostomia, consiste em uma abertura artificial nos condutos urinários da parede abdominal, que levará a urina até uma bolsa.

Médico de formação, Dr. Paulo César lembrou ainda que muitas pessoas não têm condições de comprar essas bolsas, e que a medida trará uma economia muito relevante.

Além das bolsas de urostomia, o substitutivo do Senado adicionou outros materiais a cobertura das operadoras. São eles: bolsas de ileostomia, sonda vertical de demora e coletores de urina para uso hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

A proposta segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *