Deputado propõe medidas de combate à desigualdades no semiárido nordestino

Deputado Domingos Neto (CE) - Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Deputado Domingos Neto (CE) – Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Defensor da redução das desigualdades regionais no Brasil, o deputado Domingos Neto (CE) é autor do Projeto de Lei (PL) 3.095/2015 que propõe a pesquisa de métodos e meios de combate à desertificação para melhoria da convivência da população com o semiárido, além de estabelecer a instalação de centros universitários para pesquisas sobre o assunto.

Neto lembra que em 2004, foi criado o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil). Com isso, foi elaborado o Atlas das Áreas Susceptíveis à Desertificação no Brasil, que incluem os Núcleos de Desertificação.

“Esses núcleos representam áreas com precários índices de desenvolvimento econômico. Por isso é preciso promover a pesquisa científica sobre esse fenômeno da natureza e, ao mesmo tempo, estudar a dinâmica dos efeitos sociais e econômicos, para então melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza Neto.

A implantação de centros universitários – proposta que faz parte do PL – será feita por credenciamento de faculdades em funcionamento regular há, no mínimo, seis anos, e que tenham obtido conceito igual ou superior a quatro no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O projeto tramita em regime ordinário e está em análise pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *