Domingos Neto defende vacinação contra pneumonia e herpes-zóster pelo SUS

Deputado Domingos Neto (PSD-CE) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Domingos Neto (PSD-CE) é autor do Projeto de Lei 291/24, que inclui no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde a vacina contra a herpes-zóster (cobreiro) e a vacina pneumocócica 15-valente (VPC15), que combate a pneumonia e meningite. Os dois imunizantes são indicados para adultos e idosos.

Ele destaca que a falta de imunização sobrecarrega o sistema de saúde com complicações graves associadas à infecção pneumocócica, como meningite e sepse.

“A inclusão da VPC15 no calendário vacinal do SUS pode reverter esse quadro, reduzindo significativamente o número de casos e, por consequência, aliviando a carga sobre os serviços de saúde”, argumenta.

Herpes-zóster

O parlamentar alerta ainda que os casos de herpes-zóster, que afeta principalmente pessoas mais velhas, têm apresentado uma tendência preocupante de aumento nos registros epidemiológicos, evidenciando também a necessidade de estratégias eficazes para sua prevenção.

“A vacinação contra a herpes-zóster não apenas previne a doença aguda, mas também contribui para a redução do risco de neuralgia pós-herpética, uma complicação dolorosa que pode persistir por meses ou até anos após a resolução da infecção aguda”, disse.

O deputado também defende que, em caso de opção pela aplicação em clínicas privadas, os cidadãos possam ser ressarcidos dessa despesa pelos planos de saúde já contratados por eles.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *